Notícia
Alan Greenspan diz economia norte-americana vai acelerar (act)
O presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, Alan Greenspan, continua confiante numa aceleração do crescimento da economia norte-americana, que acredita se expandirá este ano a um ritmo «consideravelmente melhor do que no ano passado».
Greenspan, que falava perante o comité dos serviços financeiros da Câmara dos Representantes, precisou, porém, que é ainda difícil prever o «timing» e a intensidade do relançamento da economia, porque muito depende do comportamento dos empresários que, não obstante a estabilização da situação no Iraque, se mantêm apreensivos.
«É preciso manter em mente que a possibilidade dos empresários prosseguirem cautelosos pode ser um obstáculo à melhoria do desempenho económico», advertiu o presidente da Reserva Federal, referindo ao facto de os níveis de confiança dos empresários continuarem em baixa, ao contrário dos consumidores, onde o fim da guerra foi seguido de um efeito positivo nas suas expectativas.
Greenspan não falou de números, tendo apenas referido que o comportamento da economia norte-americana tem sido marcado por sinais «mistos».
As últimas previsões da Reserva Federal, que datam de Fevereiro, apontam para um crescimento de 3,25 a 3,5% para a maior economia do mundo este ano. As primeiras estimativas oficiais sobre a evolução do Produto nos primeiros três meses deste ano sugerem, contudo, um ritmo de progressão modesto - 1,6%, em base anualizada.