Notícia
70% dos prédios comprados em 2004 e 2005 não pagam IMI
Cerca de 70% dos 922 mil imóveis transaccionados em 2004 e 2005 não vão pagar qualquer IMI (imposto municipal sobre imóveis) este ano, apurou o Jornal de Negócios. Na origem desta situação estão dois benefícios fiscais consagrados na Lei que marcou a entr
Cerca de 70% dos 922 mil imóveis transaccionados em 2004 e 2005 não vão pagar qualquer IMI (imposto municipal sobre imóveis) este ano, apurou o Jornal de Negócios. Na origem desta situação estão dois benefícios fiscais consagrados na Lei que marcou a entrada em vigor das novas regras da tributação do património.
Esses benefícios são os apoios a famílias de baixos rendimentos e uma isenção automática que pode chegar até aos seis anos a quem tenha prédios de valor inferior a 225 mil euros.
De acordo com estatísticas fornecidas pelo Ministério das Finanças, desde a entrada em vigor das novas regras do IMI e do IMT, foram transmitidos 922 mil prédios. Destes, 631 mil foram dispensados do pagamento de IMI por pertencerem a pessoas com um nível de rendimento baixo (menos de dois salários mínimos) e por terem, os próprios prédios, valores relativamente reduzidos.