Notícia
O dia num minuto: O lucro do BCP, o almoço de Assis e a estranha queda do avião russo
O BCP voltou aos lucros. Francisco Assis prepara uma alternativa a António Costa e a VW já está a contactar os proprietários portugueses. A queda do avião russo no sábado é agora atribuída a uma "influência externa".
BCP lucra 264,5 milhões. O BCP registou um lucro de 264,5 milhões de euros entre Janeiro e Setembro deste ano, face a prejuízos de 109,5 milhões de euros em igual período de 2014. A recuperação dos resultados reflectiu o aumento da margem financeira, que subiu 20,9% para 956,7 milhões de euros. No total, o produto bancário avançou 17,3% impulsionado não só pela margem mas também pelos ganhos em operações financeiras, que totalizaram 529 milhões de euros graças aos ganhos com a venda de dívida pública realizada no primeiro semestre. Os custos operacionais do banco liderado por Nuno Amado caíram 3,8% para 825,4 milhões de euros, contribuindo para este regresso aos lucros.
Visa compra Visa. A norte-americana Visa Inc. chegou a acordo para adquirir a Visa Europe Ltd., pagando até 21,2 mil milhões de euros para concretizar a fusão, anunciou a companhia, em comunicado, esta segunda-feira, 2 de Novembro. O negócio significa a reintegração das duas empresas, que se separaram em 2007, antes da oferta pública de venda (OPV) da divisão norte-americana. O acordo inclui um pagamento inicial de 16,5 mil milhões de euros e um possível pagamento adicional de 4,7 mil milhões de euros após completados quatro anos do negócio de consolidação.
Assis prepara alternativa no PS. Francisco Assis está disponível para se "reunir com um conjunto de militantes, de vários pontos do país, que comungam com ele da discórdia do rumo que António Costa está a imprimir ao partido". O encontro está marcado para o próximo sábado, dia 7, na Mealhada, noticia o Expresso esta segunda-feira. Assis disse a este semanário que "há uma corrente interna crítica e alternativa" dentro do partido. João Proença, ex-secretário-geral da UGT, confirmou ao Público que vai participar no encontro, porque "é fundamental preparar uma alternativa para o próximo congresso".
VW contacta proprietários portugueses. Os concessionários do grupo Volkswagen (VW) vão começar a contactar esta semana os proprietários dos veículos afectados pelo escândalo de manipulações de gases poluentes. Em Portugal encontram-se 117 mil carros nestas condições. "Em Portugal, os nossos concessionários vão, esta semana, enviar uma carta aos clientes cujos veículos estão afectados, explicando-lhes o que foi feito até agora pelo grupo VW junto das autoridades alemãs e esclarecendo-os sobre o facto de o grupo VW estar a trabalhar nas medidas técnicas necessárias, que comunicará oportunamente", garantiu esta segunda-feira fonte oficial da SIVA ao Negócios. A empresa que representa as marcas Volkswagen, Audi e Skoda sublinhou que o grupo automóvel ainda não comunicou as soluções técnicas a aplicar.
Luz Saúde admite aquisições. A Luz Saúde vai expandir o Hospital da Luz, um sinal de que quer crescer de forma orgânica. Mas não só. As compras continuam a ser uma hipótese, ainda que Isabel Vaz, a presidente executiva, não lance os trunfos. "A Luz Saúde continua no projecto normal de expansão, organicamente, como acontecerá com o Hospital da Luz, mas também continua a analisar oportunidades de aquisição, como aconteceu com Guimarães", disse esta segunda-feira ao Negócios a presidente executiva da empresa, controlada pela seguradora Fidelidade, dos chineses da Fosun. A expansão do Hospital da Luz, que deverá estar concretizada em 2018, implica um investimento de 100 milhões de euros, devendo criar 1.000 a 1.200 novos empregos.
Chuva enche Albufeira de prejuízos. O presidente da Câmara de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, estimou esta segunda-feira em "largos milhares de euros os prejuízos" causados pelas inundações de domingo, adiantando que, "para já", não irá avançar com o pedido de calamidade pública. Segundo o autarca, "os danos abrangem redes de esgotos, águas e electricidades, estradas e ruas, um pouco por todo o concelho, e praias também". No centro da cidade de Albufeira, a zona mais atingida pelas fortes chuvas e onde a água atingiu cerca de 1,80 metros de altura, as equipas de limpeza e os comerciantes atarefaram-se esta segunda-feira em remover lamas e objectos arrastados pela corrente.
"Influência externa" motivou queda de avião russo. Um membro da companhia aérea russa Kogalymavia admitiu esta segunda-feira, 2 de Novembro, que a queda, no sábado, do avião que fazia a ligação entre o Cairo e São Petersburgo, pode ter sido provocada por uma "influência externa". "A única explicação razoável é que [a queda] se deve a uma influência externa", afirmou este representante, não identificado, da companhia, citado pela BBC. Esta manhã a companhia russa tinha já colocado de parte a possibilidade de ter ocorrido um problema técnico ou um erro humano que tenha levado à queda do aparelho. "O avião estava em excelentes condições" disse Alexander Smirnov, director-geral da companhia aérea Kogalymavia, citado pela Reuters. "Descartamos uma falha técnica ou qualquer erro da tripulação", declarou o responsável numa conferência de imprensa em Moscovo.
O que fazer com o seu PPR? O investimento em produtos de poupança para a reforma está a aumentar, mas as taxas oferecidas estão a baixar. Patrícia Abreu, jornalista do Negócios, explica o que deve fazer se quiser mudar o seu PPR.