Notícia
Três mortos e um ferido grave em acidente com C-130 no Montijo
Um acidente com um avião de transporte militar C-130 no Montijo fez esta segunda-feira, 11 de Julho, três mortos e um ferido grave e três ligeiros avança a SIC Notícias.
Um acidente com um avião de transporte militar C-130 no Montijo fez esta segunda-feira, 11 de Julho, três mortos e um ferido grave e três ligeiros, avançam a SIC Notícias e a Lusa.
De acordo com as mesmas fontes, o avião ter-se-á incendiado no momento da descolagem. O Expresso, citando o INEM, refere que um incêndio de grandes proporções se seguiu ao acidente. O aparelho estaria a iniciar a viagem para a base aérea de Beja.
Nas redes sociais, circula uma imagem alegadamente do local do acidente.
UPDATE [11.07-16:10] #Montijo #Lisbona #Portogallo #incidente #aereo militare Hercules C130 +3 morti (7 a bordo) pic.twitter.com/qWm9jiWmBg
— Emergenza24 (@Emergenza24) 11 de julho de 2016
Ao Negócios, fonte oficial da Força Aérea disse não ter ainda "informação consolidada" sobre o que sucedeu. "Sabemos que aconteceu algo na base do Montijo, vamos confirmar ainda. A preocupação fundamental agora é avaliar qual o estado da tripulação", disse a mesma fonte, que não confirmou para já a existência de vítimas mortais.
O alerta foi dado às 12:20 e estão no terreno 49 operacionais e 16 veículos, refere a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil na internet.
Os Lockheed C-130 atribuídos à base aérea 6, do Montijo, estão adstritos à Esquadra 501 - Bisontes e às funções de transporte aéreo e de busca e salvamento, lê-se no site da instituição.
"A Força Aérea Portuguesa possui três C-130H-30, versão que resulta do alongamento do C-130H", refere o mesmo site.
Trata-se de um quadrimotor que pode transportar até 74 macas e até 97 feridos ou doentes, em caso de evacuação. A tripulação é composta por seis pessoas.
(Notícia actualizada às 18:27 com mais informação)