Notícia
Morreu Joaquim Benite
Morreu Joaquim Benite, o homem do teatro, o homem da Companhia de Teatro de Almada, um dos mais importantes festivais da Europa.
Joaquim Benite foi jornalista em publicações como “República”, “Diário de Lisboa”, e foi chefe de redacção nos jornais “O Século” e “O Diário”. No início dos anos 70, fundou o Grupo de Campolide, esteve no Teatro da Trindade, transformou o Grupo de Campolide em companhia profissional, até que instala a companhia em Almada. O Festival de Almada foi criado em 1984. Recebeu vários prémios e foi distinguido com a Medalha de Ouro de Mérito Cultural do Concelho de Almada e com a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura. Foi, também, condecorado pelo Governo francês com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras e pelo Rei de Espanha com a comenda da Ordem de Mérito Civil.
Joaquim Benite, 69 anos, “faleceu na sequência de complicações respiratórias motivadas por uma pneumonia”, indica a Companhia de Teatro de Almada. Recorde a conversa que Joaquim Benite teve com o Negócios, em Julho passado, na rubrica “A minha economia”.