Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Há uma povoação tão bonita na Europa que a China já a copiou

Hallstatt é considerada, no Instagram, a povoação mais bonita da Europa. Fica na Áustria e tem 800 habitantes. A China gostou tanto que já criou uma igual.

Reuters
24 de Abril de 2017 às 19:04
  • ...

A povoação austríaca de Hallstatt é considera a mais bonita da Europa, segundo o Instagram, onde são incontáveis as fotografias tiradas ao longo de todo o ano por parte de quem a visita.

 

Em 1997, a sua paisagem natural foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO, recorda o El País, sublinhando que Hallstatt é regularmente citada em publicações de viagens, como Beautiful Destinations ou Living Europe.

 

Localizada num espaço privilegiado, a povoação tem os Alpes de um lado e o Lago Hallstätter do outro – servindo-lhe este de espelho. A hashtag #Hallstatt no Instagram apresenta mais de 200.000 resultados e "cada foto é mais impactante do que a anterior", refere o jornal espanhol.

Pazartesi Herkese iyi haftalar #hallstatt #austria #avusturya

Uma publicação partilhada por Gülbahar Torun (@gulbahartorun) a

 

Hallstatt é de tal forma bonita que os chineses não fizeram por menos. Contam o El País e o The New York Times que uma construtora imobiliária chinesa, a Minmetals Land, construiu uma cópia desta povoação na província de Guangdong (Sul do país), replicando com todo o pormenor as casas, a praça do mercado e alguns dos seus edifícios mais representativos.

 

Com esta decisão, os habitantes de Hallstatt ficaram divididos. É que, conforme conta o The New York Times, os chineses fizeram esta réplica sem notificarem nem pedirem permissão às autoridades desta povoação austríaca. Quando o projecto foi revelado, alguns habitantes de Hallstatt ficaram aborrecidos. "Deveriam ter-nos dito. Não foi um ultraje, mas fiquei surpreendido", declarou ao NYT o presidente da junta local, Alexander Scheutz.

 

Entre um misto de orgulho e descontentamento, por ser a primeira povoação da história a ser alvo de "contrafacção", as autoridades locais acabaram por celebrar um acordo de cooperação com a sua "gémea chinesa" – a chamada Hallstatt 2 – para promoverem o turismo do povoado original.

 

"Diz-se de Hallstatt que foi milhões de vezes fotografada, uma vez recriada (…) mas nunca igualada", sublinha, a este propósito, o website Sete Praias.

 

Hallstatt conta também com uma das cinco capelas do mundo decoradas com ossos humanos – uma das restantes fica em Évora, na Igreja de São Francisco.

 

Painted Skulls at Beinhaus Chapel. #hallstatt #paintedskull #austria #beinhaus

Uma publicação partilhada por Becky Smith (@crazytraveler2) a

O ossário de Hallstatt é um pouco diferente dos outros. "Foi construído simplesmente porque o cemitério da localidade é demasiado pequeno", conta o website Megacurioso. A prática começou em 1720: ao fim de 10 anos, os ossos são exumados e depositados num local apropriado.

 

Os mais de 600 crânios expostos no ossário – A Casa dos Ossos – foram cuidadosamente decorados e "pintados" com informações como o nome, profissão e a data de "partida" dos falecidos. 

Ver comentários
Saber mais Património da Humanidade Hallstatt Europa UNESCO Casa dos Ossos Évora Alpes Alexander Scheutz Guangdong Lago Hallstätter
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio