Notícia
Cultura responsável por 2% do emprego nacional
Os dados do Instituto Nacional de Estatística no primeiro Conta Satélite do sector mostram que, entre 2010 e 2012, a cultura contribuiu por ano 2,7 mil milhões de euros para a economia e foi responsável por 2% do emprego.
O sector da cultura corresponde a cerca de 2% do emprego total em Portugal e a cerca de 1,7% do valor acrescentado bruto, com um contributo médio de 2,7 mil milhões de euros por ano, ultrapassando ramos como a Agricultura e as Indústrias Alimentares. Os dados foram divulgados esta quinta-feira, 27 de Agosto, no primeiro relatório Conta Satélite da Cultura, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Entre os números destacam-se dois tipos de interpretações. Se tivermos em conta o número total de actividades registadas em Portugal, as Artes do espectáculo representam cerca de um terço do total de oferta cultural, com mais de 20 mil instituições, uma presença dominante. No entanto, se olharmos para o Valor Acrescentado Bruto (valor bruto da produção deduzido dos custos do processo produtivo) e dados relativos ao Emprego é o sector dos Livros e publicações que tem mais peso na economia nacional.
Cristina Ramos, directora do Serviço de Contas Satélite e Avaliação de Qualidades das Contas Nacionais, alertou precisamente para esta questão. "Estes dados não podem ser separados da análise da economia. O período em estudo tratou-se de um período com forte impacto na cultura, um sector que tem as suas actividades mais voltadas para o mercado interno. Naturalmente, com uma contracção da procura interna houve uma reflexão no consumo e actividade gerada com a economia".
O relatório estudou as actividades de cerca de 66 mil entidades e visa responder aos pedidos de várias entidades, inclusive da Secretaria de Estado da Cultura, representada pelo secretário de Estado Jorge Barreto Xavier na apresentação do Conta Satélite, para a criação de um documento que permita uma avaliação da dimensão económica do sector. Cristina Ramos explicou ainda que a metodologia usada na criação deste relatório incidiu sobre referências metodológicas europeias, uma vez que um dos objectivos do estudo é permitir e garantir a comparabilidade a nível internacional.
(Notícia actualizada às 14:31)