Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Brasil toma Coimbra no feriado de Tiradentes

A cidade portuguesa vai ser palco, na próxima quinta-feira, do primeiro grande ato de celebração dos 200 anos de independência do Brasil, com a presença de uma extensa comitiva de personalidades da cultura e dos negócios dos dois países, entre as quais o presidente do Senado brasileiro.

19 de Abril de 2022 às 18:06
  • ...

21 de abril é feriado no Brasil, que comemora o dia da morte de Tiradentes, nome porque ficou conhecido Joaquim José da Silva Xavier, patrono cívico da nação brasileira. Ora, é nesta simbólica data que Coimbra será palco do primeiro grande ato de celebração dos 200 anos de independência do Brasil.

 

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal brasileiro, e o senador Randolfe Rodrigues, que preside à Comissão Especial Curadora do Senado para o Bicentenário da Independência, vão estar na próxima quinta-feira na Universidade de Coimbra para assinarem um acordo de cooperação internacional a propósito do projeto "200 anos, 200 livros".

 

É "uma das mais importantes curadorias de sempre da literatura em língua portuguesa", fazendo oficialmente parte das comemorações oficias do bicentenário da independência do Brasil, realça a autora do projeto, a Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA), que é liderada por José Manuel Diogo.

 

No âmbito desta ação, foram convidadas várias personalidades brasileiras para montar uma lista de 200 livros que "os brasileiros e o mundo devem ler para entender melhor o Brasil".

 

Ainda na Universidade de Coimbra, no dia 21, na presença de uma vasta comitiva de personalidades da cultura e dos negócios de Portugal e do Brasil, o Senado brasileiro lançará o livro "Vozes do Brasil", uma seleção de 21 panfletos políticos, publicados no Brasil e em Portugal entre 1821 e 1824.

 

Os textos abrangem eventos que animaram o debate público antes e depois da Independência, em lugares como Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Maranhão e Grão-Pará.

 

"Essa série inédita de panfletos do período da Independência do Brasil ficou guardada, até agora, na Biblioteca Oliveira Lima, em Washington, nos Estados Unidos", realça a APBRA, em comunicado.

 

No dia seguinte, sexta-feira, a comitiva brasileira, liderada pelos dois senadores, deverá reunir-se, em Lisboa, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o recém-empossado presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

 

Em ambos os encontros, Rodrigo Pacheco "entregará convite às autoridades para que participem, no Congresso Nacional, da sessão solene em 8 de setembro deste ano, a fim de comemorar o aniversário do bicentenário da Independência do Brasil", sinaliza a Associação Portugal Brasil 200 anos.

 

 

Ver comentários
Saber mais 200 livros apbra associação portugal brasil 200 anos josé manuel diogo universidade de coimbra rodrigo pacheco randolfe rodrigues tiradentes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio