Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Recintos desportivos podem voltar a funcionar sem limites à lotação

Uma atualização de um parecer técnico da DGS abre a porta ao funcionamento de recintos desportivos, como estádios de futebol, sem limites à lotação.

30 de Setembro de 2021 às 09:52
  • 3
  • ...

A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu esta quinta-feira uma atualização a uma orientação ligada às medidas a adotar em recintos desportivos, quer em ambiente fechado como em recinto aberto. 


Segundo este documento, "a ocupação dos lugares sentados pode ser em conformidade com a capacidade total licenciada do recinto." Este parecer refere também que as máscaras continuam a ser de uso obrigatório. Já nos casos em que existem intervalos nos eventos, é recomendado que a circulação de público seja reduzida. 

Relativamente à lotação fixa do recinto desportivo, esta atualização aponta que, mesmo que não existam lugares individuais sentados, esta "deve ser objeto de determinação conjunta entre a entidade licenciadora da lotação, a Autoridade de Saude territorialmente competente e as Forças de Segurança do território."

A DGS salienta que, nos espaços abertos, o risco de transmissão da covid-19 é inferior ao que ocorre nos espaços fechados. Por isso, em recintos desportivos em ambiente fechado, esta orientação recomenda que o espaço seja "ventilado de forma natural", abrindo margem para o uso de "ventilação mecânica de ar", como sistemas de ventilação e ar condicionado.

É recomendado que o horário de entrada para o evento desportivo seja alargado, com o objetivo de evitar aglomerados ou filas de espera. Continua a ser recomendado que existam circuitos próprios de entradas e saídas para reduzir o contacto e cruzamento entre pessoas.

Esta orientação sublinha que é da responsabilidade do organizador do evento "garantir que todos os colaboradores e público dispõem de máscaras faciais no momento de entrada do recinto, no decorrer do evento e no momento o de saída do recinto desportivo". O documento refere que "deve ser garantida a sua existência [de máscaras] para facultar aos presentes se necessário no decorrer do evento."

O documento continua a incluir questões como a recomendação aos organizadores para afixarem de forma visível as medidas de prevenção e controlo da infeção, como o distanciamento físico, uso correto da máscara ou medidas de higienização.

A apresentação de certificado digital continua a ser uma das condições para aceder a recintos desportivos.

(notícia atualizada às 10h02)

Ver comentários
Saber mais DGS covid-19 público pandemia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio