Notícia
Portugal espera abertura do Espaço Schengen a 1 de julho
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros disse acreditar, na RTP2, que a livre circulação no Espaço Schengen deverá ser retomada a partir do próximo dia 1 de julho.
Augusto Santos Silva está convicto de que o Espaço Schengen será reaberto a partir do próximo dia 1 de julho, data em que também está prevista a reabertura da fronteira terrestre entre Portugal e Espanha.
Em declarações feitas no Jornal 2 da RTP2 na noite passada, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros defendeu ainda que Portugal detém uma das melhores situações no que concerne à covid-19, nomeadamente no controlo da pandemia.
Santos Silva apontou a taxa de letalidade (número de falecimentos por casos infetados), as taxas de hospitalização, internamento em cuidados intensivos e de recuperação para concluir que "temos dos melhores valores da Europa".
Recorde-se que após alguns países nórdicos e a Grécia terem mantido Portugal de fora do processo de reabertura das fronteiras a turistas estrangeiros, Santos Silva reservou para o país o direito da reciprocidade, ou seja a capacidade de responder na mesma moeda.
Contudo, o chefe da diplomacia nacional parasse convicto de que a União Europeia ajudará a tomar as rédeas do processo de abertura das fronteiras, a começar pelo espaço de livre circulação na área Schengen.