Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Paços de Ferreira supera os 3% da população infetada e há 45 concelhos acima de 1%. Veja no mapa o seu

Após uma semana com mais de 19 mil novos contágios, 1,18% da população portuguesa está ou já esteve infetada com o coronavírus. Existem 45 municípios com mais de 1% de infetados e Paços de Ferreira supera os 3%. Veja no mapa a evolução no seu município.

27 de Outubro de 2020 às 18:07
  • ...
No espaço de sete dias, Portugal viu o número de infetados pelo novo coronavírus aumentar em mais de 19 mil, a um ritmo de 2.753 novos casos diários, em média. E o número de concelhos com pelo menos 1% da população a estar ou ter estado infetada disparou de 33 para 45.

A 25 de outubro, o total nacional ascendia já a 121.133 casos, ou seja, 1,18% do total de residentes no país. Quanto ao número de municípios a superar a barreira dos 1% registam-se mais 12 concelhos, para um total de 45, o que representa quase 15% dos concelhos de Portugal. Este número deverá, aliás, pecar por defeito, uma vez que os reportes a nível municipal deixavam, esta segunda-feira, de fora cerca de 23 mil casos.

Paços de Ferreira destaca-se ao ser o único município a superar a fasquia dos 3% dos habitantes a já terem testado positivo desde o início da pandemia. Só na última semana o concelho pacense registou 542 novos contágios, o que equivale a praticamente 1% da população do município da capital do móvel. Os 1.845 casos no concelho representam 3,25% dos residentes.

Existem três outros concelhos com mais de 2% dos habitantes a estarem ou terem estado infetados: Lousada, com 2,68%, Vimioso, com 2,34%, e Amadora, com 2,02%.

Perto da fasquia dos 2% encontram-se ainda mais três municípios: Loures, Reguengos de Monsaraz e Sintra, todos acima dos 1,9%.

AML atinge 1,5% da população infetada 
A Área Metropolitana de Lisboa (AML), cuja população total é de 2,86 milhões, existem quase 43 mil casos, mais quatro mil do que uma semana atrás, o que traduz uma taxa de infeção de 1,5%.

Dos 18 concelhos da AML, são já 13, com Almada, Barreiro, Mafra e Seixal a superarem esta semana os 1% de infetados desde o início da pandemia.

Os únicos concelhos onde existem menos de um em cada 100 habitantes a terem testado positivo situam-se todos na margem sul do Tejo - Alcochete, Montijo, Palmela, Sesimbra e Setúbal.

E nesta região, são seis os municípios onde a incidência excede 1,5%, incluindo os dois concelhos mais populosos do país - Lisboa e Sintra.

Área Metropolitana do Porto com 11 concelhos acima de 1%
Na Área Metropolitana do Porto (AMP) o número de testes positivos ascendem a 1,18%, com 11 dos 17 municípios a superarem a barreira de 1%, mais três do que há uma semana.

Esta semana superaram esta fasquia os concelhos de Gondomar, Santo Tirso e Vila Nova de Gaia.

As maiores incidências registam-se no Porto (1,62%), Vila do Conde (1,49%), Valongo (1,39%), Matosinhos (1,38%) e Arouca (1,31%).

Aliás, os 16 concelhos mais populosos do país apresentam já mais de 1% dos residentes infetados.

Distrito de Bragança com cinco concelhos acima de 1%

O distrito de Bragança regista cinco municípios onde mais de um em cada 100 residentes estão ou estiveram infetados.

É aliás neste distrito que se encontra o terceiro concelho com maior incidência: Vimioso, onde 2,34% da população contraiu o vírus.

Também Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros superam a fasquia dos 1%.

Já no distrito de Braga, os concelhos de Braga, Guimarães, Vila Verde e Braga excedem aquela incidência.

Há ainda municípios com mais de 1% da população a estar ou ter estado infetada no Alentejo - Reguengos de Monsaraz e Mora -, no distrito de Viseu - Cinfães e Sernancelhe -, na região de Coimbra - Condeixa-a-Nova -, e ainda o concelho de Ovar, no distrito de Aveiro.

Ver comentários
Saber mais Paços de Ferreira Vimioso Sintra Reguengos de Monsaraz AML Lisboa Porto Braga Bragança concelhos covid população
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio