Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo decreta recolher obrigatório às 23:00 em 45 concelhos, incluindo Lisboa e Porto. Veja aqui a lista

Os concelhos de risco elevado e muito elevado passam a ter uma proibição de circulação na via pública a partir das 23 horas, anunciou o Governo esta quinta-feira.

António Cotrim
01 de Julho de 2021 às 16:55
  • 14
  • ...
Os municípios que, devido ao elevado número de casos covid, estão classificados como sendo de risco elevado ou muito elevado, passam a ter uma limitação de circulação na via pública a partir das 23:00 e até às 5:00 da manhã, anunciou esta quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência. 

Mariana Vieira da Silva falava na conferência de imprensa que se seguiu à reunião semanal do Conselho de Ministros. Estão em causa 19 concelhos com risco muito elevado (na semana passada eram apenas três) e outros 26 com risco elevado (na semana passada eram 14) e a nova restrição deverá entrar em vigor já amanhã, após a publicação em Diário da República do diploma agora aprovado pelo Governo. 

A medida não tem qualquer exceção, nomeadamente para pessoas testadas ou com certificados de vacinação. Esta "é uma medida de procura de redução de ajuntamentos", esclareceu a ministra. "Vemos uma prevalência muito significativa nas idades mais jovens e há muitos casos relacionados com festas e ajuntamentos e é uma tentativa de redução dos casos relacionados com essa realidade". 


As 23 horas foram definidas tendo em conta os horários do encerramento de estabelecimentos e atividades em geral nos concelhos em causa, que deve ocorrer às 22:30.

 

"A nossa perspectiva é que temos condições para tomar esta medida", garantiu Mariana Vieira da Silva, quando questionada sobre se este recolher obrigatório está dentro das medidas a que o Governo pode lançar mão, tendo em conta que o país já não se encontra em Estado de emergência.

 

Para a área metropolitana de Lisboa mantêm-se todas as regras previstas até agora, incluindo as que respeitam à proibição de circulação de e para fora aos fins-de-semana, a menos que as pessoas em causa tenham certificado de vacinação.


Concelhos em risco muito elevado:

Albufeira
Almada
Amadora
Barreiro
Cascais
Constância
Lisboa
Loulé
Loures
Mafra
Mira
Moita
Odivelas
Oeiras
Olhão
Seixal
Sesimbra
Sintra
Sobral de Monte Agraço



Concelhos em risco elevado:

Alcochete
Alenquer
Arruda dos Vinhos
Avis
Braga
Castelo de Vide
Faro
Grândola
Lagoa
Lagos
Montijo
Odemira
Palmela
Paredes de Coura
Portimão
Porto
Rio Maior
Santarém
São Brás de Alportel
Sardoal
Setúbal
Silves
Sines
Sousel
Torres Vedras
Vila Franca de Xira




(notícia atualizada com mais informação)
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio