Notícia
Escolas fecham com surto de Covid-19 de "elevado risco", avança a DGS
Medida apenas pode ser determinada pela Autoridade de Saúde Local.
A presença de um surto de Covid-19 numa escola pode levar ao fecho desta unidade de ensino, avança esta sexta-feira a Direção Geral da Saúde (DGS), no conjunto de normas referentes ao "Controlo da Transmissão de Covid-19 em Contexto Escolar".
Contudo, o "encerramento de todo o estabelecimento de educação ou ensino só deve ser ponderado em situações de elevado risco no estabelecimento ou na comunidade", divulgou a DGS. "Esta medida apenas pode ser determinada pela Autoridade de Saúde Local, envolvendo na tomada de decisão as Autoridades de Saúde Regional e Nacional", acrescentou a autoridade de saúde.
As normas agora divulgadas servem para "minimizar o risco de infeção por SARS-CoV-2". Entende a DGS que "é fundamental adotar medidas de prevenção e controlo da transmissão da COVID-19".
Perante a existência de um surto e "após a realização da investigação epidemiológica, a Autoridade de Saúde Local decidirá, de acordo com a avaliação de risco, quais as medidas de controle a implementar", podendo determinar cinco situações.
Primeiro o isolamento de casos confirmados ou suspeitos; segundo o isolamento de casos confirmados ou suspeitos e isolamento profilático de contactos de alto risco; terceiro o encerramento de uma ou mais turmas; quarto o encerramento de uma ou mais zonas da escola; É no quinto e último ponto determina o encerramento de todo o estabelecimento de educação ou ensino.