Notícia
Covid-19: Saiba que restrições entram em cena a partir de 24 de dezembro
O Governo apresentou esta terça-feira novas restrições para conter a propagação da covid-19 na época festiva que se aproxima.
O Governo apresentou esta terça-feira novas restrições para conter a propagação da covid-19 na época festiva que se aproxima. As medidas que estavam previstas para o período de contenção foram antecipadas, arrancando a partir de 25 de dezembro.
Medidas para o Natal e Ano Novo
Entre os dias 24 e 25 de dezembro e entre 30, 31 de dezembro e 1 de janeiro, haverá um conjunto de medidas específicas para evitar ajuntamentos na via pública e permitir o acesso a alguns passos apenas com a apresentação de um teste negativo. Entre as medidas figuram:
- o teste negativo obrigatório para acesso a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano. Será possível apresentar um teste antigénio ou um PCR, explicou o primeiro-ministro;
- os ajuntamentos com mais de dez pessoas vão ser proibidos na via pública na passagem de ano;
- está proibido o consumo de bebidas alcoólicas na via pública;
- é recomendado evitar muita gente no Natal, assim como estar demasiado tempo sem máscara ou e espaços fechados, pequenos e pouco arejados.
Medidas que vigoram das 00h de dia 25 até 9 de janeiro
As medidas que estavam previstas para a semana de contenção, a seguir à época festiva, foram antecipadas. A lista inclui:
- teletrabalho obrigatório;
- encerramento de creches e ATL (com apoio à família);
- encerramento de discotecas e bares (com apoio às empresas), uma semana antes daquilo que estava previsto;
- teste negativo para aceder a estabelecimentos turísticos e alojamento local, casamentos e batizados e eventos empresariais, espetáculos culturais e recintos desportivos;
- redução de lotação nos estabelecimentos comerciais (uma pessoa por cinco metros quadrados).
Com o Executivo a apelar à "testagem massiva", o número de testes antigénio disponíveis por utente também foi aumentado. Assim, cada pessoa poderá ter acesso a seis testes por mês, contra o atual limite de quatro testes.
Depois de a semana de contenção de contactos se ter transformado em duas, o Governo não afasta a possibilidade de estender as medidas agora anunciadas além de 10 de janeiro, conforme indicou António Costa na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros. "Temos de fazer isto, espero que só até ao dia 10 de janeiro", disse o primeiro-ministro.