Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Covid-19: Saiba que restrições entram em cena a partir de 24 de dezembro

O Governo apresentou esta terça-feira novas restrições para conter a propagação da covid-19 na época festiva que se aproxima.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou multas mais duras para as companhias aéreas que não cumpram as regras.
Pedro Nunes/Reuters
21 de Dezembro de 2021 às 20:44
  • ...

O Governo apresentou esta terça-feira novas restrições para conter a propagação da covid-19 na época festiva que se aproxima. As medidas que estavam previstas para o período de contenção foram antecipadas, arrancando a partir de 25 de dezembro.


Medidas para o Natal e Ano Novo

Entre os dias 24 e 25 de dezembro e entre 30, 31 de dezembro e 1 de janeiro, haverá um conjunto de medidas específicas para evitar ajuntamentos na via pública e permitir o acesso a alguns passos apenas com a apresentação de um teste negativo. Entre as medidas figuram:


Medidas que vigoram das 00h de dia 25 até 9 de janeiro

As medidas que estavam previstas para a semana de contenção, a seguir à época festiva, foram antecipadas. A lista inclui:

  • teletrabalho obrigatório
  • encerramento de creches e ATL (com apoio à família); 
  • encerramento de discotecas e bares (com apoio às empresas), uma semana antes daquilo que estava previsto;
  • teste negativo para aceder a estabelecimentos turísticos e alojamento local, casamentos e batizados e eventos empresariais, espetáculos culturais e recintos desportivos; 
  • redução de lotação nos estabelecimentos comerciais (uma pessoa por cinco metros quadrados). 

Com o Executivo a apelar à "testagem massiva", o número de testes antigénio disponíveis por utente também foi aumentado. Assim, cada pessoa poderá ter acesso a seis testes por mês, contra o atual limite de quatro testes.

Depois de a semana de contenção de contactos se ter transformado em duas, o Governo não afasta a possibilidade de estender as medidas agora anunciadas além de 10 de janeiro, conforme indicou António Costa na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros. "Temos de fazer isto, espero que só até ao dia 10 de janeiro", disse o primeiro-ministro.

Ver comentários
Saber mais covid-19 coronavírus medidas período de contenção
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio