Notícia
Centeno diz que atual crise é uma "tragédia humana"
A propósito da comemoração este domingo do dia da Europa, Mário Centeno afirma que a atual crise é mais que um choque económico.
O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, considerou hoje, no Twitter, que a atual crise provocada pela pandemia da covid-19 é uma tragédia humana e defendeu a necessidade de um "poderoso plano" para recuperar a Europa.
Num vídeo colocado na rede social com o 'hashtag' "#EuropeDay2020 #StrongerTogether" a propósito da comemoração hoje do dia da Europa, Mário Centeno afirma que a atual crise é mais que um choque económico.
"Mais que um choque económico, vivemos uma tragédia humana e um desafio à nossa forma de vida", diz Centeno, adiantando que se pode chamar Marshall ao referido plano de recuperação económica, mas que desta vez este tem de ser financiado pela Europa e não por outros.
O plano Marshall foi um programa de ajuda económica dos Estados Unidos aos países da Europa Ocidental com o objetivo de os reconstruir depois da II Guerra Mundial.
Como muitas vezes no passado, a resposta para os problemas da Europa está na Europa, refere o ministro, adiantando que a solução para a crise vai definir os europeus e formatar a Europa nos próximos anos.
Citando Epicteto, o ministro português, que no vídeo aparece com a Praça do Comércio em Lisboa como pano de fundo, defende que não é o acontece a uma pessoa o que interessa, mas sim a forma como reage ao acontecimento.
O dia da Europa comemora-se em 9 de maio para festejar a paz e a unidade do continente europeu.
A data foi escolhida porque o estadista francês Robert Schuman avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional em 9 de maio de 1950.