Notícia
Artistas vão ter apoio igual ao dos independentes
O primeiro-ministro anunciou esta quinta-feira um apoio aos artistas, que até agora vinham a reclamar ajudas na sequência do encerramento das suas atividades provocado pela pandemia. Costa promete também 30 milhões para apoio a atividade culturais.
Os artistas, autores, técnicos e outros profissionais das artes vão ter direito a um apoio social. Em causa todos os que tenham atividades correspondentes às artes do espetáculo, que não sejam trabalhadores por conta de outrem, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro.
O apoio vai passar por uma prestação paga em julho e setembro, num valor total correspondente ao apoio aos trabalhadores independentes (o equivalente a três vezes 438,81 euros), sendo descontadas outras prestações sociais.
António Costa anunciou também que vai mobilizar 30 milhões de euros para apoio a programas de atividade cultural e outros 750 milhões para apoiar a adaptação de salas de espetáculo à nova realidade Covi-19.
Para as salas independentes, e para ajudar na retoma da atividade, o Governo vai disponibilizar três milhões de euros.
António Costa falava no final da reunião do Conselho de Ministros que esta quinta-feira aprovou um conjunto de medidas de apoio à retoma da atividade no pós-pandemia, o Programa de Estabilização Económica e Social.