Notícia
Produção das fábricas portuguesas desacelera no arranque do ano
Apesar da desaceleração em Janeiro, a variação média anual mostra uma progressão positiva da produção industrial em Portugal.
O índice que mede a produção industrial em Portugal aumentou 2,7% no mês de Janeiro, o que representa uma desaceleração face ao ritmo de crescimento homólogo registado no final do ano, pois em Dezembro tinha crescido 4,4%.
Os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística esta quinta-feira, 2 de Março, mostram que ainda assim a taxa de crescimento registada em Janeiro foi a segunda mais forte desde Abril do ano passado. A variação média dos últimos 12 meses está agora em 1,2%, o que representa uma aceleração face ao registado em Dezembro (1%).
Na variação mensal, Janeiro deste ano contra Dezembro do ano passado, a produção industrial caiu 0,5%.
Segundo o INE, o agrupamento de energia apresentou o contributo positivo mais influente para a variação homóloga do índice agregado, embora a taxa de crescimento tenha desacelerado fortemente, ao passar de 20,3% em Dezembro para 14,1% em Janeiro. Os agrupamentos de bens intermédios e de bens de investimento registaram crescimentos homólogos de 2,4% e 5,1%.
Segundo o INE, o único contributo negativo teve origem no agrupamento de bens de consumo, com a produção destes bens a registar uma queda de 4% em Janeiro, contra uma subida de 2% em Dezembro.