Notícia
Preços da produção industrial subiram 8,8% em fevereiro, menos do que em janeiro
Os dados foram divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística. Foi o abrandamento dos preços nos bens de consumo que mais contribuiu para este resultado.
O índice de preços na produção industrial voltou a abrandar, subindo 8,8% em fevereiro, depois de em janeiro terem crescido 10,4%. Foi o abrandamento dos preços nos bens de consumo que mais contribuiu para este resultado.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados nesta quinta-feira, 16 março, o abrandamento dos preços na indústria continuou em fevereiro, uma tendência que se mantém desde que foi atingido o pico de 25,5% em junho.
Excluindo o agrupamento da Energia, os preços na produção industrial apresentaram uma variação de 10,5% (12,2% no mês anterior).
O agrupamento de bens intermédios foi o que mais abrandou, passando de um aumento de 11,8% em janeiro para 9,2% em fevereiro, contribuindo com um ponto percentual para a desaceleração do índice total.
O agrupamento de Bens de Consumo, com uma taxa de 14,7% em fevereiro (16% em janeiro), deu o contributo mais intenso (4,2 pontos percentuais.) para a variação do índice agregado.
A variação mensal do índice agregado foi de 1,2% (2,7% em fevereiro de 2022).