Notícia
Portugal lidera queda das vendas a retalho na Zona Euro
Depois de ter registado a maior subida europeia em Novembro, as vendas a retalho em Portugal caíram acentuadamente em Dezembro. Na Zona Euro, a tendência também foi de queda, que superou o esperado pelos economistas.
As vendas a retalho em Portugal sofreram a queda mensal em cadeia mais acentuada na Zona Euro, ao recuarem 5,8% em Dezembro por comparação com Novembro, mês em que, inversamente, tinham aumentado 3,6%, registando a maior subida europeia. No conjunto da Zona Euro, as vendas caíram 1,6%, superando as estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg que convergiam para uma queda mensal de 0,7%.
Em termos homólogos, as vendas no comércio caíram em Portugal 1% no último mês de 2013, igualando a descida observada na média da Zona Euro, de acordo com dados divulgados esta quarta-feira, 5 de Fevereiro, pelo Eurostat.
A Alemanha, maior economia europeia que tem sido pressionada a aumentar a sua procura interna, encontra-se entre os países onde o recuo das vendas a retalho em Dezembro foi mais acentuado: -2,5% em termos mensais e -2,4% em termos homólogos.
“Estes resultados confirmam que devemos permanecer muito cautelosos, porque o rendimento disponível dos europeus permanece travado pelo elevado desemprego”, refere Annalisa Piazza, economista no Newedge Strategy, concluindo que a economia europeia não entrou ainda num processo de recuperação sustentado, que pressupõe estar também assente na procura interna.
(Notícia actualizada às 10h45)