Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal termina ano com inflação nos 3%. Média anual foi de 2,4%

Estimativa rápida do INE revela que a inflação em dezembro terá aumentado para 3%, mais cinco décimas do que no mês anterior. Já a variação média da inflação em 2024 aproximou-se da meta dos 2%.

Em outubro, a variação homóloga do índice de preços no consumidor abrandou de 3,6% para 2,1%. Há um ano, estava a atingir máximos desde a adesão ao euro, nos 10,1%.
Pedro Catarino
30 de Dezembro de 2024 às 11:08
  • ...

A variação homóloga da inflação em dezembro terá aumentado para 3% em dezembro, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE). Esse aumento na reta final do ano deveu-se sobretudo à subida mais acentuada dos preços da energia e dos produtos alimentares não transformados (alimentos frescos).

"Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do índice de preços no consumidor (IPC) terá aumentado para 3,0% em dezembro de 2024, taxa superior em 0,5 pontos percentuais à observada no mês anterior", lê-se no boletim estatístico do INE. 

A inflação subjacente, que exclui os produtos que estão mais sujeitos a grandes variações de preços (produtos alimentares não transformados e energéticos), terá acelerado também para 2,8%. O valor compara com 2,6% registados no mês anterior. Essa evolução aponta para um maior "contágio" da inflação entre os produtos com preços mais estáveis, como é o caso da saúde e educação.

O IPC relativo à energia terá aumentado, em termos homólogos, para 4,9% em dezembro, o que compara com 2,1% no mês anterior. De notar que, há apenas dois meses, a variação homóloga dos preços da energia foi de -0,2%. Já o índice referente aos produtos alimentares não transformados acelerou de 1,9% para 3,4%. "Estes dois agregados [energia e alimentos frescos] apresentaram os contributos mais relevantes para a aceleração do IPC total", refere o INE.

Em comparação com o mês anterior, a variação do IPC terá sido 0,1%, o que compara com -0,2% em novembro. A variação compara ainda com -0,4% em dezembro do ano passado. Já a variação média anual da inflação em 2024 terá sido 2,4%.

Por outro lado, o índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC) português, que permite comparar a variação da inflação com outros países da União Europeia (UE), terá registado uma variação homóloga de 3,1%. Ao contrário do que aconteceu com o IPC, o valor terá diminuído em dezembro, face aos 2,7% verificados no mês precedente. Essa diferença é explicada pelo facto de o IHPC considerar também a despesa realizada no país por consumidores não residentes (turistas).

Os dados definitivos referentes ao IPC dde dezembro serão publicados no próximo dia 13 de janeiro.

(notícia atualizada às 11:28)

Ver comentários
Saber mais inflação zona euro preços consumidor INE IHPC Instituto Nacional de Estatística
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio