Notícia
Brasil prepara-se para a maior quebra da economia em 25 anos
Pela décima semana consecutiva, os economistas consultados pelo banco central brasileiro reduziram as perspectivas sobre a economia brasileira, antecipando agora uma quebra do PIB de 0,66% em 2015, o que a confirmar-se será o pior desempenho desde 1990.
O comportamento do produto interno bruto (PIB) do Brasil será pior do que até aqui antecipado. De acordo com uma sondagem semanal feita pelo banco central brasileiro a cerca de 100 economistas, o PIB do país deverá encolher 0,66% em 2015, e não os 0,58% até aqui antecipados.
A estimativa para 2016 também foi revista em baixa pelos economistas, que prevêem um crescimento do PIB de 1,40% e não de 1,50% como anteriormente previsto.
O Financial Times escreve que esta é já a décima semana consecutiva em que as perspectivas para a economia brasileira são cortadas. Caso se verifique esta evolução do PIB; a maior economia da América Latina estaria perante a pior performance do PIB desde 1990, ano em que a economia brasileira encolheu 4,3%, segundo dados do Banco Mundial citados pelo FT.
Num momento em que foram divulgados os nomes das pessoas envolvidas na "Operação Lava Jato" e já depois de este domingo a presidente brasileira Dilma Roussef ter sido vaiada quando discursava sobre o problema da corrupção, também o real está em queda.
O real caiu mais de 1% esta segunda-feira, valendo agora 3,1 dólares, um mínimo de dez anos e meio. Roussef pediu aos brasileiros para terem paciência perante as necessidades de o governo proceder a um ajustamento orçamental.