Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ISEG estima que economia mantenha ritmo de crescimento no segundo trimestre

Depois de ter crescido 1,8% no primeiro trimestre em termos homólogos, a economia deverá manter o mesmo ritmo de crescimento no segundo trimestre, estimam os economistas do ISEG.

Paulo Duarte
26 de Junho de 2019 às 11:08
  • 1
  • ...
A economia portuguesa deverá voltar a crescer 1,8% no segundo trimestre deste ano, mantendo o ritmo de subida registado nos primeiros três meses do ano, estima o grupo de análise económica do ISEG.

"Apesar de ainda muito reduzida, a informação relativa ao segundo trimestre sugere, para já, que o crescimento homólogo do PIB neste trimestre possa manter-se ao nível do registado no primeiro trimestre", afirmam os economistas na síntese de conjuntura divulgada nesta quarta-feira, 26 de Junho. 

No primeiro trimestre deste ano, a economia cresceu 1,8% em termos homólogos e 0,5% em cadeia, ou seja, face aos últimos três meses de 2018. Se estes números mostram uma ligeira aceleração perante o crescimento anterior, o ISEG antecipa que a economia continue a crescer, mas no mesmo ritmo. 

"Os primeiros dados quantitativos relativos ao segundo trimestre sugerem um crescimento estável do consumo privado, um menor crescimento do investimento e um contributo negativo da procura externa líquida. Apesar de reduzida, a informação relativa ao segundo trimestre sugere que o crescimento homólogo do PIB neste trimestre possa manter-se ao nível do registado no primeiro trimestre", lê-se na síntese de conjuntura.

ISEG mantém estimativa para o conjunto do ano

Além disso, os economistas mantêm a estimativa de crescimento do PIB do conjunto de 2019 que já tinham apresentado: entre 1,6% e 2%, "ainda que por razões um pouco diferentes das inicialmente assumidas" uma vez que o investimento "está e poderá crescer mais e as exportações menos".

Além disso, a previsão para o conjunto do ano continua condicionada por uma "conjuntura internacional bastante incerta quanto ao crescimento económico europeu e mundial".
Ver comentários
Saber mais ISEG PIB economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio