Notícia
Inflação sobe para 0,5% em Junho
O aumento dos preços nos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas foi o que mais contribuiu para a subida da inflação no mês de Junho, de acordo com os dados do INE.
A taxa de inflação em Portugal aumentou de 0,3%, em Maio, para 0,5%, em Junho, segundo os dados divulgados esta terça-feira, 12 de Julho, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A contribuir para esta evolução homóloga esteve essencialmente o agrupamento de produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, que registou um aumento de 1%, quando em Maio se tinha verificado uma descida de 0,1%. O segmento de restaurantes e hotéis também foi determinante para a evolução da inflação, tendo registado um acréscimo dos preços de 2,6%.
Excluindo os produtos alimentares não transformados e energéticos, a inflação até recuou 0,1 pontos percentuais para 0,7%.
Do lado oposto estiveram as comunicações, que verificaram uma queda da inflação de 1,7%, e o agrupamento de bebidas alcoólicas e tabaco, cuja descida foi de 1,9%. Recorde-se que em Junho a Tabaqueira baixou os preços do tabaco em 10 cêntimos por maço.