Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação recua na Zona Euro e dá força ao BCE para baixar juros

O índice de preços no consumidor (IPC) cresceu em julho a um ritmo anual de 1,1%, o que representa uma descida face ao nível de junho (1,3%) e corresponde ao registo mais baixo desde o início de 2018.

Reuters
31 de Julho de 2019 às 10:52
  • ...

Se ainda existiam dúvidas sobre a necessidade de o Banco Central Europeu adotar mais medidas de estímulo, o relatório publicado esta quarta-feira sobre a inflação veio dar força a uma descida da taxa de juro já em setembro.

O índice de preços no consumidor (IPC) cresceu em julho a um ritmo anual de 1,1%, o que representa uma descida face ao nível de junho (1,3%) e corresponde ao registo mais baixo desde o início de 2018. Com a inflação na Zona Euro bem distante da meta do BCE, restam agora poucas dúvidas sobre um corte de 10 pontos base na taxa dos depósitos na reunião de setembro do banco central.

Acresce que outro relatório publicado esta quarta-feira pelo BCE mostra que o crescimento da economia europeia está a travar de forma considerável, o que também ajuda ao cenário de mais medidas de estímulo por parte do BCE.

O PIB da Zona Euro cresceu 0,2% no segundo trimestre face aos três meses anteriores, quando no trimestre anterior a taxa de crescimento tinha sido de 0,4%. Em termos homólogos o PIB da Zona Euro está a crescer 1,1%, o que representa o ritmo mais baixo em cinco anos.

Com a economia a abrandar fortemente e a inflação em baixa, Mario Draghi tem os argumentos do seu lado para acentuar ainda mais a política monetária expansionista. Além do corte de juros dos depósitos, está em cima da mesa um novo programa de compra de ativos.

De acordo com a estimativa rápida do Eurostat, a inflação core (exclui energia, alimentação e tabaco) também desceu duas décimas, situando-se em 0,9% em julho.

Em Portugal, segundo revelou o INE, o IPC passou de uma subida homóloga de 0,4% em junho para uma descida de 0,3% em julho. Significa isto que a taxa de inflação caiu para valores negativos este mês, o que acontece pela primeira vez desde fevereiro de 2015.

Ver comentários
Saber mais Zona Euro BCE IPC PIB inflação eurostat
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio