Notícia
Inflação em Portugal é a terceira mais elevada da Zona Euro
A inflação na Zona Euro subiu para 0,5% em Outubro, nível mais elevado desde Junho de 2014.
O Eurostat confirmou esta quinta-feira, 17 de Novembro, que a taxa de inflação na Zona Euro subiu em Outubro para 0,5%, tal como tinha sido anunciado na primeira estimativa revelada a 31 de Outubro.
Confirma-se assim que a subida dos preços atingiu no mês passado o nível mais elevado desde Junho de 2014, embora permaneça ainda longe da meta do Banco Central Europeu: colocar a inflação próxima dos 2%. Em Setembro a inflação situou-se nos 0,4% e em Outubro do ano passado estava em 0%.
Os dados revelados pelo Eurostat esta quinta-feira permitem fazer a comparação entre os países da União Europeia, sendo que Portugal destaca-se entre os países onde a inflação está a crescer de forma mais rápida.
O índice de preços no consumidor (IPC) em Portugal cresceu 1,1% em Outubro, contra o mesmo mês do ano passado, o que representa a terceira taxa de inflação harmonizada mais elevada da Zona Euro.
Só na Bélgica (1,9%) e na Áustria (1,4%) se verifica taxas de inflação superiores. De acordo como Eurostat, entre os 28 países da União Europeia, a inflação desceu em seis países, ficou estável num e aumentou em 21.
A impulsionar a inflação na Zona Euro esteve os preços dos restaurantes e cafés, rendas e tabaco. Em queda estiveram os vegetais, leite, queijo e ovos.
Para impulsionar a inflação, o BCE tem em vigor um programa de estímulos à economia, com baixas taxas de juro e compra de activos no mercado, como dívida pública e outras obrigações de empresas.
A actuação do BCE tem estado, aliás, na órbita dos mercados, já que se aguarda o momento em que o BCE fechará a torneira. Para já, as últimas indicações de Mario Draghi são lidas como tendo o BCE a intenção de manter os estímulos e o programa de compra de activos, já que o presidente do BCE deu indicações de que não cessará o programa de forma abrupta. Por isso, Mario Draghi admitiu que o programa poderia estender-se além de Março de 2017, conforme inicialmente planeado. O BCE está activo no mercado em compras de 80 mil milhões de euros mensais.
Taxas de inflação nos países da União Europeia, com valores em percentagem