Notícia
Produção industrial acelera crescimento em Outubro
O índice que mede a actividade produtiva na indústria portuguesa acelerou o ritmo de crescimento homólogo em Outubro. Energia foi o agrupamento que mais cresceu.
O índice de produção industrial teve uma variação homóloga positiva de 3,2% no mês de Outubro, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Uma taxa de crescimento foi superior em 1,5 pontos percentuais ao ritmo de crescimento anual registado em Setembro.
A secção que mais contribuiu para a evolução positiva do indicador foi a das Indústrias Transformadoras, que registou uma variação de 2,6% e somou 2,2 pontos percentuais ao índice. As secções de Indústrias Extractivas e Electricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio tiveram crescimentos mais expressivos (8,5% e 5,7%, respectivamente) mas tiveram uma influencia menor no indicador medido pelo INE.
A produção de energia foi a que teve um desempenho mais positivo, com a produção neste agrupamento a passar de uma variação de 6,2%, em Setembro, para 15,8% em Outubro. Os Bens de Consumo tiveram um crescimento de 3,2% e os Bens Intermédios tiveram a única variação negativo ao contraírem 0,5%.
Variação mensal foi negativa
O indicador de produção industrial teve um desempenho negativo no mês de Outubro, contraindo 0,7%, segundo os dados do INE, após um crescimento de 0,8% em Setembro.
O instituto apresenta o indicador com uma nota explicativa em que dá conta da introdução de uma nova série do Índices na Produção Industrial, com a utilização de uma nova amostra de empresas e produtos por forma a aumentar a cobertura de actividades consideradas. O método de cálculo também foi aperfeiçoado, lê-se no documento.
O INE ajustou os valores retrospectivos da série até Janeiro de 2010 para que os dados sejam comparáveis até essa data.