Notícia
Visa Europe: Queda no consumo em Portugal foi a maior da União Europeia
De acordo com o “EU Consumer Spending Barometer” da Visa Europe, a despesa com o consumo na União Europeia, no terceiro trimestre de 2012, teve uma quebra de 1,6%, quando comparada com o mesmo período em 2011.
Esta contracção no terceiro trimestre denuncia que a diminuição no consumo na União Europeia se prolonga há 6 meses consecutivos, com uma quebra média de 2% (2,4 no segundo trimestre de 2012).
As quebras mais significativas registaram-se em Portugal, na Grécia e na Irlanda, os países que mais problemas enfrentam com a crise que se alastra por toda a Zona Euro, segundo os dados da Visa Europe, que não avança com números concretos para estes três países.
Em contraste, na Alemanha a despesa com o consumo subiu 0,8% no terceiro trimestre de 2012, depois de um crescimento de 0,4% no segundo trimestre do mesmo ano.
Contudo, outras grandes economias da União Europeia registaram descidas, como são o caso da Espanha, da Itália e do Reino Unido, com quebras de 5,3%, de 4,6% e de 3,3%, respectivamente.
Em França registou-se um ligeiro decréscimo no consumo no terceiro trimestre, na ordem dos 0,6% quando comparado com o ano transacto.
Surpreendentemente, na Europa de Leste continuaram-se a registar valores positivos, com a Eslovénia e a Lituânia a acusarem um crescimento acima dos dois dígitos, enquanto a Letónia, a Bulgária e a Estónia são também responsáveis por boas taxas de crescimento.