Notícia
Encomendas à indústria alemã caíram inesperadamente em Agosto
As encomendas à indústria alemã caíram inesperadamente no mês de Agosto. Os dados oficiais mostram que os pedidos, ajustados à inflação e variações sazonais, caíram 1,8% depois de terem diminuído 2,2% em Julho.
As encomendas às fábricas alemãs recuaram inesperadamente no mês de Agosto. Neste período, os pedidos ajustadas à inflação e sazonalidade caíram 1,8% depois de terem diminuído 2,2% em Julho, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Economia alemão e citados pela Bloomberg.
Este número registado no mês de Agosto contrasta com o crescimento de 0,5% estimado pelos analistas consultados pela Bloomberg.
O abrandamento económico de países emergentes, nomeadamente da economia chinesa, ameaça a Alemanha, que está muito sustentada nas exportações. A economia germânica, a maior da Zona Euro, pode ainda vir a ser penalizada pelo impacto do escândalo da Volkswagen, devido às emissões poluentes em carros a diesel.
Ainda assim, e de acordo com a Bloomberg, a confiança dos empresários aumentou em Setembro, com a economia a beneficiar do fortalecimento da procura interna. A procura doméstica está a ser estimulada pelo aumento dos salários e pela baixa inflação que se vive na Alemanha.