Notícia
Economistas revêem em baixa previsões para a economia portuguesa
O produto interno bruto (PIB) de Portugal deverá crescer 0,8% este ano e 1,3% em 2015, um valor que fica aquém das previsões do Governo, bem como das anteriores previsões dos economistas, de acordo com a Bloomberg.
A média dos 27 economistas consultados pela Bloomberg estimam que o PIB português cresça 0,8% este ano, quando a previsão anterior apontava para um crescimento de 0,9%. Esta previsão compara com a estimativa de 1% do Governo e de 0,9% da Comissão Europeia.
Para o próximo ano, a média dos economistas aponta para que Portugal cresça 1,3%, o que compara com a anterior previsão de 1,5%. Esta nova previsão fica aquém da estimativa do Governo inscrita no Orçamento do Estado para o próximo ano (1,5%), mas em linha com a última previsão da Comissão Europeia (1,3%).
As novas estimativas representam assim uma revisão em baixa das previsões económicas que os economistas tinham para a economia nacional.
Para a inflação, os especialistas mantêm a estimativa de -0,2% este ano, e desceram de 0,6% para 0,5% a previsão para o próximo ano.