Notícia
Crescimento da actividade e clima económico estabiliza
A melhoria da confiança entre os serviços e a indústria transformadora contribuiu para a estabilização do crescimento do clima económico, em Dezembro.
O aumento do indicador de actividade económica, que mede a produção e os volumes de negócios dos diferentes sectores, estabilizou nos 0,9%, em Novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). A contribuir para esta evolução esteve a melhoria da produção do sector de construção, enquanto na indústria houve uma manutenção da produção. Já o volume de negócios total melhorou.
Já o indicador de clima económico registou uma estabilização de crescimento de 1,2%, em Dezembro, a beneficiar da melhoria de confiança observada na indústria transformadora e dos serviços. Enquanto no comércio e na construção registou-se uma deterioração das expectativas.
"O indicador quantitativo do consumo privado apresentou um crescimento homólogo mais acentuado em Novembro devido ao contributo mais elevado da componente de consumo corrente. No mesmo mês o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aumentou, reflectindo o comportamento da componente de material de transporte, que passou de um contributo negativo para um contributo nulo, e da componente de construção, que registou um contributo negativo menos expressivo", acrescenta o INE.