Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Consumo das famílias ajuda a estabilizar actividade económica em Portugal

A economia portuguesa voltou a estabilizar em Agosto, o que de acordo com o INE se deve ao facto da actividade económica estar a ser sustentada pelo crescimento do consumo das famílias.

Reuters
17 de Outubro de 2014 às 11:14
  • 2
  • ...

A economia portuguesa deu sinais de estabilização em Agosto, de acordo com os dados da síntese económica de conjuntura revelados esta sexta-feira, 17 de Outubro, pelo Instituto Nacional de Estatística.

 

O indicador de actividade económica estabilizou em Agosto, após atingir em Junho o máximo desde Novembro de 2000. O índice estabilizou em 3,1 pontos, igualando o registo de Julho, quando no mês anterior se situou no máximo de 3,3 pontos.

 

Esta evolução vem contrariar os sinais dados por outros dados económicos, que têm apontado para uma travagem da economia nos últimos meses, devido ao colapso do BES e ao abrandamento da economia europeia.

 

A suportar a economia portuguesa continua o consumo privado, já que os indicadores disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística apontam para um aumento do consumo das famílias.    

 

Os dados do INE revelam que o indicador quantitativo do consumo privado registou um aumento de 2,8%, acelerando o crescimento, já que em Julho o aumento tinha sido de 2,7%. E foi a rubrica do consumo corrente que contribuiu para o acelerar com este indicador a registar um aumento de 1,9%. Já o consumo duradouro verificou um crescimento de 14,1%, menor do que o de 15,2% observado em Julho.

 

De acordo com o INE, a informação proveniente dos Indicadores de Curto Prazo (ICP) revelou uma evolução negativa da actividade económica nos serviços e na construção e obras públicas e positiva na indústria. "O indicador quantitativo do consumo privado apresentou um crescimento homólogo mais expressivo em agosto, reflectindo o aumento do contributo positivo da componente de consumo corrente", acrescenta.

 

(Notícia actualizada)

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio