Notícia
Confiança dos consumidores portugueses em máximos de 2001
O índice de confiança das famílias portuguesas melhorou em Agosto, atingindo o valor mais elevado dos últimos 14 anos, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo INE. Entre os empresários a confiança estabilizou.
O índice de confiança das famílias portuguesas melhorou de -19,0 pontos, em Julho, para -18,1 pontos, em Agosto, o que corresponde ao valor mais elevado desde Agosto de 2001, segundo os dados divulgados esta sexta-feira, 28 de Agosto, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A contribuir para esta melhoria esteve a percepção mais positiva em relação à situação financeira da famílias nos próximos 12 meses e à expectativa de que a economia vai melhorar no próximo ano. A travar uma subida mais acentuada do índice de confiança está a deterioração das expectativas em relação ao desemprego e à capacidade de poupar nos próximos 12 meses.
No que se refere à confiança dos empresários, o indicador de clima económico – que agrega todos os sectores – estabilizou nos 1,4 pontos, num mês em que só se deteriorou a confiança do comércio. O indicador de confiança do comércio caiu de 1,9 pontos em Julho para 1,2 pontos em Agosto.
Nos restantes sectores - indústria transformadora, construção e obras públicas e serviços - o indicador de confiança melhorou durante o mês de Agosto. Ainda assim, os indicadores da indústria transformadora e da construção e obras públicas continuam a registar valores negativos.
(Notícia actualizada às 11h18)