Notícia
Confiança na economia da Zona Euro dispara para máximos de 2011
A confiança na economia da Zona Euro disparou, em Dezembro, com todos os segmentos a contribuírem para esta evolução.
O indicador de confiança da Zona Euro aumentou em 1,2 pontos para 107,8 pontos, em Dezembro, revelou esta sexta-feira, 6 de Janeiro, a Comissão Europeia. Este é o valor mais elevado desde Março de 2011 e compara com uma previsão de 106,8 pontos estimada pelos economistas consultados pela Bloomberg.
Os segmentos que mais contribuíram para esta evolução foram o comércio a retalho, a indústria e os consumidores. Os sectores dos serviços e construção também ajudaram à melhoria da confiança, ainda que numa dimensão menor, revela Bruxelas.
A Comissão Europeia adianta que França, Holanda e Alemanha observaram melhorias no indicador "significativas". Ainda entre os maiores países da região, Itália registou uma estabilização do indicador – num mês marcado pelo referendo sobre a Constituição que acabou por ditar a demissão do primeiro-ministro, Matteo Renzi – , e Espanha registou mesmo uma queda.
A Bloomberg adianta que esta melhoria do indicador de confiança está relacionada com o facto de o Banco Central Europeu (BCE) ter alargado o programa de estímulos até ao final de 2017.