Notícia
Confiança dos consumidores volta a aumentar em abril depois de tombo em março
O indicador de confiança dos consumidores aumentou em abril, após a diminuição abrupta em março, a segunda mais intensa da série. O indicador de clima económico também subiu, ainda que ligeiramente.
O indicador de confiança dos consumidores aumentou em abril, após a diminuição abrupta em março, a segunda mais intensa da série, apenas superada pela registada em abril de 2020 no início da pandemia, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
"O saldo das perspetivas dos consumidores relativas à evolução futura dos preços diminuiu em abril, após ter registado em março o maior aumento da série, o qual superou por larga margem o valor máximo anterior", observa o INE.
Já o indicador de clima económico aumentou ligeiramente em abril, depois da diminuição moderada em março.
Durante este período, os indicadores de confiança aumentaram na indústria transformadora, no comércio e nos serviços e diminuiram na construção e obras públicas pelo terceiro mês consecutivo.
Os saldos das expectativas dos empresários da indústria transformadora e da construção sobre a evolução futura dos preços de venda voltaram a registar em abril novos máximos, enquanto no comércio e nos serviços diminuíram, após terem atingindo máximos no mês anterior.