Notícia
Combustíveis, empresas e famílias: os novos apoios anunciados pelo Governo
A discussão sobre o Programa de Governo acabou por ficar marcada pelo anúncio de novos apoios ou de alargamento dos que já existem, ao nível dos combustíveis, das empresas e das famílias. Veja a lista
Preços da energia
- Redução de ISP equivalente à redução do IVA para 13%
- Manteremos mecanismos de compensação dos aumentos de receita fiscal e - Alargar a suspensão do aumento da taxa de carbono até 31 de dezembro.
Empresas
- Subsídio a uma parte do aumento dos custos com gás das empresas intensivas em energia.
- Redução dos custos das empresas eletrointensivas.
- Flexibilização dos pagamentos fiscais e das contribuições para a segurança social dos setores mais vulneráveis: agricultura, pescas, transportes, setor social e indústrias especialmente afetadas, como os têxteis, a fabricação de pasta de papel, a indústria cerâmica e do vidro, a siderurgia, a produção de cimento e a indústria química.
- Criação de gás profissional para abastecimento do transporte de mercadorias e alargaremos ao setor social o desconto de 30 cêntimos por litro nos combustíveis.
- Para os setores da agricultura e pescas, isenção temporária do IVA dos fertilizantes e das rações;
- Alargar até ao final do ano da redução do ISP sobre o gasóleo colorido e marcado agrícola;
- Disponibilizar desde já mais 18,2 milhões de euros para mitigar os custos acrescidos com a alimentação animal e fertilizantes; estamos hoje, em Bruxelas, a lutar pela criação de uma medida excecional de apoio temporário ao abrigo do FEADER;
- Reforçar em 46 milhões de euros as verbas de apoio à instalação de painéis fotovoltaicos em 2022 e 2023 para a agroindústria, a exploração agrícola e os aproveitamentos hidroagrícolas.
Famílias
- Alargar a todas as famílias titulares de prestações sociais mínimas as medidas de apoio ao preço do cabaz alimentar e das botijas de gás.
Transição energética:
- simplificação dos procedimentos relativos à descarbonização da indústria e à instalação de painéis solares
- redução para a taxa mínima do IVA dos equipamentos elétricos que permitam menor dependência de gás por parte das famílias.