Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI revê em alta previsão de crescimento da economia

O BPI estima que o produto interno bruto (PIB) nacional cresça este ano 1,8%, o que representa uma melhoria das previsões. A casa de investimento justifica a revisão com a melhoria de alguns indicadores.

15 de Maio de 2015 às 11:01
  • ...

"Revimos em alta as nossas estimativas de crescimento do PIB para este ano de 1,5% para 1,8%, uma alteração que foi confirmada pelo desempenho do primeiro trimestre", revela a economista-chefe do BPI, Paula Carvalho, numa nota publicada esta sexta-feira, 15 de Maio, a que o Negócios teve acesso.

 

Estas novas previsões surgem assim depois do Instituto Nacional de Estatística (INE) ter revelado que o PIB nacional cresceu 1,4% no primeiro trimestre quando comparado com igual período do ano passado. E superam as estimativas do Executivo liderado por Passos Coelho e que apontam para uma expansão de 1,6% este ano.

 

O BPI explica que a revisão em alta "é justificada pelos desenvolvimentos observados" nos indicadores económicos, como por exemplo "o regresso ao crescimento da produção industrial", bem como pela "persistência de preços baixos do petróleo", taxas de juro baixas e uma política monetária "favorável". Factores que "vão suportar o crescimento", acrescenta.

 

A contribuir para esta expansão económica estarão as exportações, que deverão crescer 4,4%, segundo as estimativas do BPI, bem como o consumo privado, que deverá aumentar 1,8%, o que representa um abrandamento face ao ano passado, já que os gastos das famílias aumentaram 2,1%.

 

O BPI estima ainda que a taxa de desemprego diminua de 13,9%, em 2014, para 13,2%, e que a inflação se situe nos 0,3%.

Ver comentários
Saber mais PIB conjuntura economia BPI previsões económicas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio