Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BBVA mantém previsão de crescimento da economia portuguesa

No primeiro trimestre, a economia nacional terá crescido apenas 0,2% em cadeia, estima o BBVA. Já nos próximos trimestres a economia deverá crescer entre 0,3% e 0,4%.

Miguel Baltazar/Negócios
18 de Abril de 2017 às 12:49
  • ...

O BBVA manteve a estimativa de crescimento da economia nacional. No acumulado do ano, o produto interno bruto (PIB) deverá expandir-se em 1,7%, tal como o previsto em Março. Este ritmo representa um acelerar face a 2016, ano em que a economia cresceu 1,4%.

 

Isolando o primeiro trimestre do ano, o PIB terá crescido 0,2%, em cadeia, com o banco de investimento a manter as previsões para a economia nacional.


"Esta estimativa resulta dos indicadores de consumo que continuam a evoluir, da falta de um maior dinamismo no investimento e de registos de importação de bens que contrariariam o bom comportamento das exportações", explica a economista Myriam Montañez, numa nota publicada esta terça-feira, 18 de Abril.

 

O Instituto Nacional de Estatística (INE) deverá revelar a estimativa rápida do PIB do primeiro trimestre no dia 15 de Maio, segundo a indicação que consta no site do instituto de estatísticas.

 

"Durante os próximos trimestres o aumento do PIB poder-se-á estabilizar entre 0,3% e 0,4% em consonância com um avanço de 1,7% em média em 2017, superior ao 1,4% observado em 2016", realça a mesma nota.

 

A previsão do BBVA para o conjunto do ano fica assim abaixo da previsão do Governo, que no programa de estabilidade, apresentado na semana passada, aponta para 1,8% este ano. O Governo já tinha dito que ia rever em alta as previsões de crescimento para este ano, tendo apontado, no Orçamento do Estado, para um crescimento de 1,5%.

Ver comentários
Saber mais BBVA PIB conjuntura previsões economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio