Notícia
Portugal mantém a 20.ª posição na União Europeia em PIB per capita
Já na despesa de consumo individual, um indicador " mais apropriado para refletir o bem-estar das famílias”, Portugal subiu 3 posições no ano passado.
O produto interno bruto per capita, expresso em paridades de poder de compra, foi 78,7% da média da União Europeia em 2022, o que mantém Portugal no vigésimo lugar da lista dos países com maior nível de riqueza per capita.
Os dados divulgados esta quinta-feira pelo INE mostram que o valor foi superior em 3,4 pontos percentuais do que em 2021.
No entanto, o país não altera a sua posição relativa (20.º lugar na União Europeia), ficando à frente da Hungria, da Roménia ou da Croácia. E atrás da Polónia, da Estónia ou de Espanha.
O INE chama a atenção para a "elevada dispersão" do indicador de volume do PIB medido em paridades de poder de compra.
"O Luxemburgo (256,3) apresenta o índice mais elevado entre os 36 países incluídos nesta análise, correspondendo a mais de duas vezes e meia a média da UE27 e cerca de quatro vezes superior ao da Bulgária (62,1), o país da UE com o valor mais baixo", ilustra.
"O coeficiente de variação do PIB per capita nos 36 países considerados no exercício situou-se em 50,6%, valor ligeiramente superior ao que se registou em 2021 (49,9%)".
Em termos nominais, o PIB per capita de Portugal "aumentou 12,1% em 2022, determinado pelo aumento nominal do PIB (12,2%), uma vez que a população em 2022 foi marginalmente superior ao ano anterior", descreve o INE.
Despesa melhora três posições
Já a despesa de consumo individual, "um indicador mais apropriado para refletir o bem-estar das famílias", foi de 87,0% da média da União Europeia.
Ou seja, 2,6 pontos percentuais acima do ano anterior, o que coloca Portugal duas posições acima na Zona Euro (passa para 12º) e três posições acima na União Europeia (passa para 15º).
Notícia atualizada às 12:24