Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Temperatura em Lisboa pode cair três graus no Verão com obras no Eixo Central

As obras recentes no Eixo Central de Lisboa podem permitir que a temperatura em Agosto desça três graus centígrados e aumente em 10% a humidade relativa em algumas das áreas requalificadas, segundo um estudo hoje divulgado.

Picoas
DR
29 de Junho de 2017 às 18:05
  • 10
  • ...
"As melhorias devem-se sobretudo ao aumento da vegetação (26%), traduzida por novos alinhamentos arbóreos no eixo central e lateral, mas também num incremento da vegetação herbácea por redução da área asfaltada", lê-se num comunicado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A investigação sobre as obras executadas na Avenida da República, Praça do Saldanha, Praça de Picoas e na Avenida Fontes Pereira de Melo, conclui também que a velocidade do vento diminui um metro por segundo "num dia típico de Agosto".

Para a realização deste estudo, os investigadores José António Tenedório, Teresa Santos e Caio Frederico e Silva "simularam a situação térmica, antes e depois da requalificação pela Câmara Municipal de Lisboa, do espaço entre o Saldanha e os dois primeiros quarteirões da Avenida da República".

O projecto do Eixo Central iniciou-se em maio de 2016 tendo terminado em Janeiro do presente ano, possibilitando o alargamento dos passeios, a criação de zonas verdes, a repavimentação das faixas de rodagem, o reordenamento do estacionamento e a criação de uma ciclovia bidireccional.

A intervenção, orçada em 7,5 milhões de euros, gerou a contestação de moradores e comerciantes pelos impactos no tráfego e no estacionamento.
Ver comentários
Saber mais eixo central obras Lisboa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio