Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Metade do poder de compra em Portugal está concentrado em 22 municípios

Em 2017, metade do poder de compra do país estava concentrado em 22 municípios. Lisboa destaca-se, com 11% do total do poder de compra nacional, divulgou o INE.

Miguel Baltazar/Negócios
12 de Novembro de 2019 às 11:51
  • ...
Metade do poder de compra nacional estava concentrado em 22 municípios em 2017, com destaque para Lisboa, que concentra, mais de um décimo do poder de compra do país, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE), nesta terça-feira, 12 de novembro.

Além de Lisboa, só mais 22 municípios (num total de 308) concentravam individualmente mais de 1% do poder de compra nacional: 10 na Área Metropolitana de Lisboa (Sintra, Oeiras, Cascais, Loures, Almada, Amadora, Seixal, Odivelas, Vila Franca de Xira e Setúbal) e seis na Área Metropolitana do Porto (Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Santa Maria da Feira). Juntam-se a este grupo municípios capital de distrito - Braga, Coimbra e Leiria - e os municípios do Funchal (na Região Autónoma da Madeira), de Guimarães e de Vila Nova de Famalicão.

"A análise da concentração do poder de compra nos 308 municípios portugueses permite constatar que, em 2017, cerca de 7% (22) e 21% (64) dos municípios concentravam, respetivamente, 50% e 75% do poder de compra nacional. Estes resultados sugerem que o poder de compra se encontra associado à dimensão urbana dos municípios e, portanto, territorialmente muito concentrado", afirma o INE.

O mesmo acontece olhando apenas para as Áreas Metropolitanas, que concentram em conjunto 52% do poder de compra nacional e 44% da população, embora com diferenças: a Área Metropolitana de Lisboa concentra 34,2% do poder de compra e 27,5% da população do país; na Área Metropolitana do Porto está 17,5% do poder de compra do país e 16,7% da população nacional.

Da mesma forma, em 2017 o poder de compra per capita manifestado nos municípios em Portugal era superior à média nacional em 32 dos 308 municípios portugueses, localizados sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa (oito em 18 municípios) e do Porto (seis em 17) ou coincidentes com capitais de distrito.
Ver comentários
Saber mais INE Lisboa Área Metropolitana Porto política autoridades locais economia negócios e finanças negócios (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio