Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Câmaras já podem abrir candidaturas para os estágios autárquicos

As autarquias, juntas de freguesia e restantes entidades do sector local que tiveram estágios autárquicos atribuídos têm 30 dias, a partir de hoje, para abrir o processo de candidaturas. Ou seja, o prazo estende-se até 13 de Março.

Miguel Baltazar/Negócios
Bruno Simões brunosimoes@negocios.pt 11 de Fevereiro de 2015 às 13:29

O Governo publicou esta quarta-feira, dia 11 de Fevereiro, a lista com a distribuição dos estágios profissionais na administração local (PEPAL). A partir de hoje, portanto, as câmaras, juntas de freguesia, empresas municipais ou associações de municípios têm 30 dias para lançar os procedimentos de candidaturas e selecção. Algumas câmaras já começaram, até, a receber pré-candidaturas.

 

Os estágios são dirigidos a jovens até 29 anos que estejam desempregados ou à procura do primeiro emprego. No caso de o indivíduo ser portador de deficiência, a idade máxima é de 35 anos. A qualificação preferencial é a licenciatura e a bolsa de estágio para licenciados está fixada em 692 euros, mais subsídio de alimentação.

 

De acordo com o despacho, assinado pelo secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, "fixa-se o prazo de um mês" a partir de hoje "para as Entidades Promotoras darem início ao procedimento de recrutamento e selecção dos estagiários e procederem ao registo do respectivo aviso no formulário electrónico disponível no acesso reservado do sítio da Internet do Portal Autárquico".

 

Tal como o Negócios já havia escrito, a procura dos estágios ultrapassou largamente a oferta de 1.500 vagas. Câmaras, juntas ou empresas municipais pediram 2.640 estágios, pelo que o Governo teve que estabelecer limites máximos à atribuição de estágios com base na população dos municípios.

 

Nos concelhos até 50 mil habitantes, o Governo fixou em sete o número máximo de estágios a atribuir. Entre 50.001 e 150 mil habitantes, o número máximo de estágios foi fixado em 18, e acima de 150.001, foram fixados 22 estágios.

 

A câmara com mais estágios atribuídos, precisamente 22, ou seja, o número máximo, foi a de Braga. Outras cinco conseguiram o outro valor máximo para municípios até 150 mil habitantes, ou seja, 18 estágios: Vila Nova de Famalicão, Mafra, Coimbra, Barcelos e Viseu.

 

O presidente da câmara de Coimbra, Manuel Machado, explica ao Negócios que "a câmara vai dar cumprimento ao despacho de imediato", sendo que vai ser preciso "verificar diversos aspectos, nomeadamente quanto à cabimentação da despesa e cálculo dos fundos disponíveis". Quando é que os candidatos podem começar a concorrer, então? "Penso que dentro de uma semana o concurso já estará no terreno", antevê o autarca socialista.

 

Braga pediu 40 estágios e teve 22

 

Já o autarca de Braga, precisamente a autarquia que vai ter mais estágios, reconheceu que não sabe em que áreas vai poder abrir vagas. "Pedimos 40 estágios, foram atribuídos 22, mas ainda não temos a informação qualitativa, ou seja, em que áreas os poderemos abrir.

 

Só em função dela é que poderemos preparar os procedimentos de selecção", antecipa Ricardo Rio. "Não sei se os candidatos poderão começar a enviar candidaturas dentro de uma semana, mas diria que no prazo de 15 dias será possível", disse ao Negócios o autarca do PSD.

 

Na Batalha, o autarca Paulo Batista Santos não avança com previsões para o lançamento das candidaturas, mas sublinha que a autarquia vai "avançar de imediato com o processo, porque as necessidades que identificámos são prementes".

 

A Batalha recebeu cinco estágios e o autarca explica que "já chegou um conjunto de pré-candidaturas de pessoas que se propuseram. Cerca de 20 ou 30". Ou seja, a procura já excede seis vezes a oferta, e as candidaturas ainda nem abriram oficialmente.

 

As candidaturas terão assim que estar todas abertas até 13 de Março.

Ver comentários
Saber mais Estágios câmaras municipais Leitão Amaro ANMP Braga PEPAL Coimbra
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio