Notícia
ONU: Guterres contrata Carney para tornar o mundo da finança mais verde
Mark Carney vai ser o enviado especial da ONU para os temas que cruzam o mundo financeiro e a emergência climática.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, anunciou que o governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney, vai ser o enviado especial para a ação climática com o objetivo de tornar o mundo da finança mais verde.
O anúncio foi feito numa conferência de imprensa antes do arranque da cimeira do clima COP25, em Madrid, que começou esta segunda-feira, 2 de dezembro. Carney deverá abandonar o seu cargo atual a 31 de janeiro, após três prolongamentos do seu mandato por causa do Brexit, e entrará de imediato na equipa da ONU.
O governador do Banco de Inglaterra vai assim substituir Michael Bloomberg, bilionário norte-americano e ex-mayor de Nova Iorque, que é candidato às primárias do Partido Democrata para as eleições presidenciais de 2020 e, por isso, abandonou o cargo na ONU no mês passado.
Em concreto, Mark Carney deverá ter como tarefa a construção de um enquadramento de 'report' financeiro, gestão de risco e de retornos que inclua os impacto da emergência climática para o "mainstream" do mundo financeiro. Esses novos critérios devem passar a influenciar a tomada de decisão dos investidores e, dessa forma, ajudar à transição para uma economia sem emissões de carbono.
"O secretário-geral [António Guterres] irá contar com Mark Carney para galvanizar a ação climática e transformar o financiamento da luta contra as alterações climáticas", escreve a ONU.
Além de ser o governador do Banco de Inglaterra desde 2013, Carney também foi o governador do Banco do Canadá durante cinco anos. No setor privado, o canadiano trabalhou durante 13 anos no Goldman Sachs. O seu salário será de um dólar por ano quando se juntar à ONU uma vez que este é uma função "pro bono".