Notícia
Concurso para Roteiro de Baixo Carbono lançado sexta-feira
O ministro do Ambiente anunciou no Parlamento o lançamento do concurso público para o novo roteiro que tem um custo de 650 mil euros e vai analisar percursos alternativos de redução de emissões.
O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou esta quarta-feira, 26 de Abril, no Parlamento que dentro de dois dias, a 28 de Abril, será lançado o concurso público para a realização de um novo Roteiro de Baixo Carbono.
Ouvido na comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, Matos Fernandes referiu que este roteiro tem um custo da ordem dos 650 mil euros e "vai analisar percursos alternativos de redução de emissões, com recurso a tecnologias distintas".
Desta forma, acrescentou na sua intervenção inicial, "permitirá escolher o percurso que, do ponto de vista macroeconómico, for mais vantajoso para o país e desenhe as obrigações que o Governo e toda a sociedade terão que fazer em prol de uma economia hipocarbónica".
O ministro do Ambiente salientou ainda que todas as opções serão medidas tendo em conta o impacto na variação do PIB, VAB, importações e exportações e criação de emprego.
Matos Fernandes salientou que este roteiro, "não sendo o alfa e o ómega, é uma estratégia para todo o país e para toda a sociedade".
"Neste roteiro procuraremos identificar as novas oportunidades para o desenvolvimento do país, com forte envolvimento da comunidade científica e empresarial, tentando influenciar a afectação das verbas disponíveis em futuros ciclos de financiamento comunitário nestas áreas específicas", disse ainda.