Notícia
Margarida Matos Rosa: O desafio das compras online
Numa altura em que todos, mais do que alguma vez até aqui, adquirimos bens e serviços pela internet, este livro questiona o suposto benefício das compras online e até que ponto o consumidor está realmente em contacto com um mercado livre e concorrencial.
Virtual Competition
The Promise and Perils of the Algorithm-Driven Economy
Ariel Ezrachi e Maurice E. Stucke
Edição: Ed. Harvard University Press
Livro escolhido por Margarida Matos Rosa, Presidente da Autoridade da Concorrência
Aceda à página da Wook para poder comprar este livro com desconto. Será direcionado para um serviço da responsabilidade da Wook que estabeleceu esta parceria com o Negócios.
Ariel Ezrachi e Maurice E. Stucke
Edição: Ed. Harvard University Press
Livro escolhido por Margarida Matos Rosa, Presidente da Autoridade da Concorrência
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O Homem que plantava árvores
Autor: Jean Giono
Edição: Alma dos livros
Livro escolhido por Miguel Maya, CEO do BCP
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Apesar de o consumidor beneficiar de uma óbvia facilidade e conforto na aquisição de bens em ambiente digital, as empresas e as plataformas usam cada vez mais algoritmos - uns mais simples, outros mais sofisticados - combinando-os com o uso de dados em larga escala. O que acaba por alterar a natureza da concorrência no mercado.
O livro chama igualmente a atenção para a colusão entre empresas através de algoritmos, algo para o qual a AdC tem estado atenta, tendo publicado em 2019 um "paper" sobre o tema.
Combinar preços entre empresas é ilegal, mas estes algoritmos conseguem monitorizar online os preços de cada empresa rival do seu cliente, e ajustar os preços desta. Ou seja, a transparência de preços acaba por poder ser prejudicial ao consumidor caso o algoritmo tenha sido programado - por exemplo - para evitar guerras de preços.
Outro tema abordado no livro é o da discriminação comportamental. Em ambiente digital, as empresas e plataformas controlam o perfil e comportamento do consumidor, conseguindo otimizar o preço mais alto que este está disponível para pagar.
O livro chama igualmente a atenção para a colusão entre empresas através de algoritmos, algo para o qual a AdC tem estado atenta, tendo publicado em 2019 um "paper" sobre o tema.
Outro tema abordado no livro é o da discriminação comportamental. Em ambiente digital, as empresas e plataformas controlam o perfil e comportamento do consumidor, conseguindo otimizar o preço mais alto que este está disponível para pagar.