Notícia
Os seis livros que o especialista da Allianz aconselha para este verão
Neil Dwane, “global strategist” na Allianz Global Investors, escolheu seis livros que ajudam a questionar as narrativas dominantes e ter um olhar fresco sobre o mundo que nos rodeia. Sobretudo porque a capacidade para separar o conhecimento do ruído – as notícias verdadeiras das falsas – é cada vez mais crítica, sobretudo para investidores. Veja aqui quais são.
Guia Prático para Mentiras e Estatísticas: Um Neurocientista sobre Como Pôr um Mundo Complexo a Fazer Sentido
De Daniel Levitin
Numa altura em que a "pós-verdade" e as "notícias falsas" entraram no léxico popular, está a tornar-se cada vez mais difícil navegar num mundo onde a informação está em todo o lado, mas nem tudo isso é relevante ou verdadeiro. Aprender como compreender estatísticas pode fazer de nós melhores cidadãos e melhores investidores.
Capitalismo sem Capital: O Crescimento da Economia Intangível
De Jonathan Haskel e Stian Westlake
As empresas estão a depender cada vez menos de activos tangíveis do que de tangíveis – tais como códigos de software, marcas e algoritmos. Esta mudança potencia o surgimento de novos e disruptivos modelos de negócio, reduzindo barreiras à entrada em mercados e alterando a própria essência de investir.
Igualdade para todos: Libertar o Poder do Envolvimento dos Trabalhadores
Por Mark Price
A procura incansável por lucro não é a única forma de gerar retorno para os accionistas, clientes e funcionários. Este livro explora a ideia de "capitalismo inclusivo" e os seis princípios que a John Lewis Partnership – um retalhista britânico de renome - utiliza para colocar a força trabalhadora em primeiro lugar.
Não há disrupções vulgares: As quatro forças globais que estão a quebrar todas as tendências
Richard Dobbs, James Manyika e Jonathan Woetzel
Os directores do Mckinsey Global Institute detalham como os mercados emergentes, as rápidas mudanças tecnológicas, as alterações demográficas e uma maior conexão a nível global estão a reconfigurar o futuro. Os líderes do mundo dos negócios devem ver-se livres de todos os pressupostos se querem que as suas empresas vinguem.
Probably Approximately Correct: Nature’s Algorithms for Learning and Prospering in a Complex World
Leslie Valiant
A natureza é arrebatadoramente complexa e está em constante mudança, mas a vida tem prosperado sem um manual de instruções. Fazemo-lo conjugando a experiência com a aprendizagem, intuição e trabalho de equipa – usando, essencialmente, os nossos próprios algoritmos naturais para determinarmos comportamentos eficazes.
The Fourth Revolution: The Global Race to Reinvent the State
John Micklethwait e Adrian Wooldridge
Instituições robustas ou um governo pequeno? Mais apoios públicos ou mais promessas que não podem ser honradas? O Ocidente tem vindo a debater-se há anos com estas questões, mas grande parte dos seus modelos são disfuncionais. Talvez precisemos de reformar o modo como o governo funciona e o papel que ele desempenha na sociedade.