Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Trocar a cidade por um sonho na província

Há um país a mudar-se do litoral para o interior, à boleia do teletrabalho, mas não só. Ana mora perto da Serra da Estrela, Bruno voltou a jogar futebol, Beatriz conseguiu emprego, Tiago tem agora pão à porta e vista para o rio, com a ajuda do projeto que Frederico dinamiza.
Cláudio Garcia 28 de Maio de 2023 às 15:00

"É quase como ir para outro lado do mundo" e aterrar num país "com outra língua", descreve Ana Cravo, engenheira do ambiente da associação Aldeias de Montanha. "Uma aventura" que "tem de ser ponderada", porque "o interior não é para toda a gente". Exige "capacidade de adaptação". Ana fala com a experiência de quase três anos a residir em Seia, no distrito da Guarda. Ela e o marido, Dan, beneficiaram de um apoio do Estado e instalaram-se em setembro de 2020. Têm 37 e 35 anos, respetivamente. Chegaram de Lisboa "muito entusiasmados". Hoje são "mais realistas".

 

Seia é o lugar onde se conheceram – a mãe de Ana é dali e os pais de Dan, nascidos na Roménia, tal como ele, fixaram-se no concelho. Com a mudança, o casal quis deixar para trás uma espécie de vazio. "Quando vínhamos cá, voltávamos (a Lisboa) sempre com a sensação de que faltava qualquer coisa". A rotina "de transportes públicos" acorrentada ao trabalho – ela numa consultora, ele numa empresa de serviços financeiros – e a pressão "do mercado imobiliário", com contratos sucessivos, e "cada vez mais longe de Lisboa", empurraram-nos para a Beira Alta, onde Dan obteve colocação numa fábrica de calçado.

 

Duas crianças iluminam o apartamento em Seia: Gustavo, com três anos, e Inês, de sete meses, que já nasceu na região. Para quem tem filhos, o quotidiano junto da Serra da Estrela "é muito bom", considera a técnica da ADIRAM, associação que reúne nove municípios para o desenvolvimento da rede Aldeias de Montanha. "A mobilidade é muito mais fácil" e existe uma "rede de suporte" mais próxima – a sogra de Ana vive no prédio do lado. Não menos importante: "consegue-se poupar mais" e todos os dias há oportunidade para "descobrir sítios novos", que "não aparecem na internet".

Ver comentários
Saber mais Teletrabalho interior litoral Serra da Estrela Seia Lisboa emprego famílias Setúbal Aveiro Coimbra coworking Mondego Brasil turismo
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio