Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Toyota Verso 'Powered by BMW'

A colaboração entre o grupo japonês Toyota e a alemã BMW começa a dar frutos: o novo Verso 1.6 D-4D é o primeiro Toyota equipado com um motor a Diesel da BMW.

05 de Abril de 2014 às 11:02
  • ...

Características

 

€27.950

 

Toyota Verso 1.6 D-4D, nível Active 5 portas, 7 lugares


Motor: Gasóleo, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção directa 'common rail', dianteiro transversal, alumínio, turbo, com 'start/stop'
Cilindrada: 1.598cc
Potência: 112cv às 4.000rpm
Binário: 270Nm (1.750-2.250rpm)
Velocidade máxima: 185km/h
Aceleração 0-100km/h: 12,7 seg.
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo urbano: 5,5l/100km
Consumo extra-urbano: 3,9l/100km
Consumo combinado: 4,5l/100km
Emissões de CO2: 119g/km(Euro V)
Manutenção incluída: 3 anos ou 60 mil kms
Garantia: 5 anos

 


A colaboração entre o grupo japonês Toyota e a alemã BMW começa a dar frutos: o novo Verso 1.6 D-4D é o primeiro Toyota equipado com um motor a Diesel da BMW.


Assinado há cerca de dois anos como forma de diminuir custos de desenvolvimento e ganhar algum tempo no sector em algumas matérias, o acordo entre as duas marcas prevê não só o fornecimento de motorizações a Diesel, mas também o desenvolvimento de um sistema de pilha de combustível, a eventual partilha de uma plataforma de veículo desportivo e a investigação no campo das baterias a lítio-ar de maior autonomia.


A primeira etapa é, assim, a nova geração Verso com um pequeno motor Diesel de baixo consumo (4,5 litros/100km) e baixo nível de emissões de CO2 (119g/km), que visa responder à procura no mercado europeu e está mais adaptado às realidades fiscais nos vários países. Actualmente, a venda de motores Diesel domina o segmento C-MPV (monovolumes), com as variantes 1.6 litros a corresponder a cerca de 50% da procura.


O novo motor
Com 112cv de potência e 270Nm de binário (entre as 1.750 às 2.250 rpm), o motor 1.6 D-4D é mais leve 20 quilos que o bloco 2.0 D-4D de 150cv - que continua disponível na gama em Portugal -, e está acoplado a uma caixa de seis velocidades da Toyota.


Equipado pela primeira vez com sistema "start/stop" para obter uma maior eficiência nos consumos, o Verso atinge uma velocidade máxima de 185km/h e acelera em 12,7 segundos dos 0 aos 100km/h, um valor que não sendo brilhante garante, contudo, uma resposta equilibrada ao longo de todo o regime de rotações e uma boa eficiência.


A integração do bloco da BMW no Verso obrigou à modificação de alguns componentes mecânicos e ao redesenho de todos os "interfaces" eléctricos, para assegurar uma ligação perfeita entre o motor, a transmissão e a electrónica.


De destacar, entre outros, os novos apoios de motor e um novo volante de dupla massa, que ajudam a baixar os níveis de ruídos e as vibrações, quer ao ralenti quer em estrada, garantindo assim um excelente nível de conforto e condução.


'Refresh' estético
Desenhado no centro de design da Toyota em Nice e desenvolvido na Bélgica, com cerca de 470 novos componentes modificados em relação à anterior geração, o novo Verso é fabricado exclusivamente na Turquia.


Exteriormente, as novidades são poucas: uma nova cor (Avantgarde Bronze) de carroçaria que vem juntar-se às dez já existentes na gama, novos frisos e jantes de liga leve de 16 e 17 polegadas com novo desenho.


No interior, há novos revestimentos e acabamentos, mas o principal destaque vai para a evolução da oferta multimédia. De série, o Verso beneficia do sistema Toyota Touch 2, que foi amplamente melhorado. Com ecrã táctil a cores, incorpora o rádio, a conectividade Bluetooth e a entrada USB. Entre outras funcionalidades, permite receber as imagens da câmara instalada na parte traseira, que ajuda o condutor em todas as manobras de marcha atrás. O novo sistema Touch 2 apresenta menus redesenhados com um efeito 3D e a resolução da imagem foi incrementada.


Opcionalmente, estão disponíveis os sistemas Toyota Touch 2 Go e Go Plus, que oferecem a navegação, o acesso "online" ao Google Street View e às imagens Panoramio dos pontos de interesse, comandos de voz para efectuar chamadas telefónicas, escolher músicas, correio electrónico, etc.


Com preços entre os 27.950 e os 32.500 euros, o novo Verso está disponível em três níveis de equipamento: Active, Comfort e Exclusive. O habitáculo tem capacidade para sete pessoas e a bagageira pode transportar 699 litros de carga na configuração de cinco lugares. O rebatimento dos bancos é feito através do sistema "Easy Flat".

 


Negócios em Nice, a convite da ToyotaCaetano

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio