Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Quem são as inventoras portuguesas

Celeste, Carla e Elvira são três investigadoras que registaram patentes. Não são uma raridade. Na verdade, Portugal tem a segunda maior taxa da Europa de mulheres inventoras (26,8%) e o dobro da média europeia (13,2%), revelou um estudo do Instituto Europeu de Patentes, divulgado no final de 2022. Apesar do bom desempenho no “ranking”, a realidade ainda mostra muitas desigualdades de género na ciência. O Governo quer por isso atrair mais mulheres para a investigação e lançou o programa Restart, dirigido a cientistas que foram mães há pouco tempo.
Filipa Lino 28 de Janeiro de 2023 às 11:00

A agenda da bióloga Celeste Santos e Silva divide-se entre a sala de aula, o laboratório, a estufa e a cozinha. Há anos que esta professora do departamento de Biologia da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora se dedica à investigação dos chamados fungos simbiontes, que se ligam às raízes das plantas e com elas vivem em harmonia.

 

"Sou uma apaixonada por cogumelos", diz. Uma paixão que não se limita à ciência. Estende-se também à culinária. Celeste faz experiências no laboratório e no fogão. É, aliás, já conhecida pelos seus petiscos com as várias espécies de fungos que estuda. "Pelo menos assim tenho alguma vida social. Não é só trabalho", diz entre risos.

 

Durante uma década tentou descobrir uma forma de fazer crescer túberas (uma variedade de trufas) em meio de cultura. "Os fungos que se ligam às raízes das plantas só podem ser produzidos em ambiente agroflorestal porque têm de ter as plantas hospedeiras", diz. Este fungo em particular só se ligava a plantas com um ciclo anual. O desafio era fazê-lo crescer numa placa de Petri num meio que é uma espécie de gelatina com nutrientes e minerais e ligá-lo a plantas perenes, que vivem vários anos, como o sargaço e a esteva.

Ver comentários
Saber mais inventoras ciência patentes investigação Instituto Europeu de Patentes António Campinos Celeste Santos e Silva Universidade de Évora Carla Gomes INEGI SolarisFloat Elvira Fortunato Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior programa Restart FCT
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio