Notícia
Porsche 718 Cayman: Renovação estética e mecânica
As melhorias técnicas e tecnológicas introduzidas foram a evolução lógica esperada do novo Porsche 718 Cayman, que agora acrescenta números à sua designação.
24 de Dezembro de 2016 às 15:00
Características
81.439€
Porsche 718 Cayman S
Motor: central boxer de 4 cilindros (horizontalmente opostos), alumínio, 16 válvulas, gasolina, injecção directa, turbo de geometria variável (VGT), intercooler, 'start/stop'
Cilindrada: 2.497 cc
Potência: 350 cv às 6.500 rpm
Binário: 420 Nm (1.900-4.500 rpm)
Velocidade máxima: 285 km/h
Aceleração: 4,6s 0-100km/h
Tracção: traseira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo misto: 8,1 l/100km
Consumo urbano: 10,7 l/100km
Cons. extra-urbano: 6,5 l/100km
Emissões CO2: 184 g/km (Euro VI)
Outras versões:
- 718 Cayman (300 cv) 63.291€
As diferenças para a geração anterior são visíveis logo à primeira vista, fruto dos retoques dados tanto na aparência exterior - apenas a tampa da bagageira, o tejadilho e o pára-brisas permanecem inalterados -, como no interior, agora com um visual mais requintado e marcado pelo painel de instrumentos com novo desenho.
De série, recebe a última geração do sistema multimédia da Porsche (PCM), apoiado em um moderno ecrã táctil, e inclui pré-instalação para telemóvel e interfaces áudio.
No exterior, as entradas de ar de maiores dimensões destacam-se na parte dianteira, enquanto a traseira ostenta agora um friso decorativo com um novo logótipo Porsche de efeito tridimensional.
É, no entanto, no plano técnico que estão as principais novidades, a começar pelos novos motores "boxer" (cilindros horizontalmente opostos), ainda que sobrealimentados, em vez dos conhecidos atmosféricos, mas mais eficientes e potentes, com 300 e 350 cv. Depois, e a fim de melhor corresponder ao aumento de potência dos motores, por um lado, e por outro de modo a manter o carácter desportivo que já distinguia o mais acessível dos modelos da marca alemã, o chassis dispõe de nova afinação, também para maior dinâmica em curvas, com conforto aumentado, e os travões foram reforçados.
Nesta renovação, os tradicionais "boxer" atmosféricos de seis cilindros foram substituídos por turbos, também "boxer", mas de quatro cilindros, sendo que o Porsche 718 Cayman vem equipado com o 2.0 litros de 300 cv, enquanto o da versão "S" é um 2.5 litros com turbo de geometria variável, de 350 cv. De série recebem caixa manual de seis velocidades, estando disponível em opção a automática PDK de sete.
A estrada é o meio mais natural para o novo 718 Cayman, mas sem dúvida que é em pista que o desportivo da Porsche melhor pode exprimir todas as suas qualidades e valias dinâmicas sem se correrem riscos de excessos de velocidades ou outros perigos. Foi, por isso, que o contacto com este desportivo se fez na pista do Estoril, primeiro com a versão normal e depois ao volante do "S". E a sensação não podia ter sido outra, com qualquer das duas versões, que não fosse a de nos sentirmos quase como pilotos ao volante deste desportivo tão ágil e obediente, mesmo nas situações de maior exagero, bastante previsível e transmitindo grande confiança.
No nosso país, o 718 Cayman custa 63.291€ e a versão "S", mais potente, 81.439€.
Destaques
O novo 718 Cayman partilha com o 718 Boxster quase todos os elementos mecânicos e estruturais.
Satisfação ao volante
As alterações introduzidas ao nível do chassis, das suspensões (mais rígidas), com possibilidade de dispor em opção de suspensões activas, dos travões (mais potentes) e da direcção, herdada do 911 Turbo e 10% mais directa, garantem uma condução emocionante.
Novo sistema multimédia
O habitáculo do 718 Cayman é idêntico ao do 718 Boxster e tem poucas diferenças do modelo lançado em 2012. As novidades são as maiores dimensões do ecrã do sistema multimédia e o volante, que inclui um comando circular para seleccionar os vários modos de condução.
81.439€
Motor: central boxer de 4 cilindros (horizontalmente opostos), alumínio, 16 válvulas, gasolina, injecção directa, turbo de geometria variável (VGT), intercooler, 'start/stop'
Cilindrada: 2.497 cc
Potência: 350 cv às 6.500 rpm
Binário: 420 Nm (1.900-4.500 rpm)
Velocidade máxima: 285 km/h
Aceleração: 4,6s 0-100km/h
Tracção: traseira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo misto: 8,1 l/100km
Consumo urbano: 10,7 l/100km
Cons. extra-urbano: 6,5 l/100km
Emissões CO2: 184 g/km (Euro VI)
Outras versões:
- 718 Cayman (300 cv) 63.291€
As diferenças para a geração anterior são visíveis logo à primeira vista, fruto dos retoques dados tanto na aparência exterior - apenas a tampa da bagageira, o tejadilho e o pára-brisas permanecem inalterados -, como no interior, agora com um visual mais requintado e marcado pelo painel de instrumentos com novo desenho.
De série, recebe a última geração do sistema multimédia da Porsche (PCM), apoiado em um moderno ecrã táctil, e inclui pré-instalação para telemóvel e interfaces áudio.
No exterior, as entradas de ar de maiores dimensões destacam-se na parte dianteira, enquanto a traseira ostenta agora um friso decorativo com um novo logótipo Porsche de efeito tridimensional.
É, no entanto, no plano técnico que estão as principais novidades, a começar pelos novos motores "boxer" (cilindros horizontalmente opostos), ainda que sobrealimentados, em vez dos conhecidos atmosféricos, mas mais eficientes e potentes, com 300 e 350 cv. Depois, e a fim de melhor corresponder ao aumento de potência dos motores, por um lado, e por outro de modo a manter o carácter desportivo que já distinguia o mais acessível dos modelos da marca alemã, o chassis dispõe de nova afinação, também para maior dinâmica em curvas, com conforto aumentado, e os travões foram reforçados.
Nesta renovação, os tradicionais "boxer" atmosféricos de seis cilindros foram substituídos por turbos, também "boxer", mas de quatro cilindros, sendo que o Porsche 718 Cayman vem equipado com o 2.0 litros de 300 cv, enquanto o da versão "S" é um 2.5 litros com turbo de geometria variável, de 350 cv. De série recebem caixa manual de seis velocidades, estando disponível em opção a automática PDK de sete.
A estrada é o meio mais natural para o novo 718 Cayman, mas sem dúvida que é em pista que o desportivo da Porsche melhor pode exprimir todas as suas qualidades e valias dinâmicas sem se correrem riscos de excessos de velocidades ou outros perigos. Foi, por isso, que o contacto com este desportivo se fez na pista do Estoril, primeiro com a versão normal e depois ao volante do "S". E a sensação não podia ter sido outra, com qualquer das duas versões, que não fosse a de nos sentirmos quase como pilotos ao volante deste desportivo tão ágil e obediente, mesmo nas situações de maior exagero, bastante previsível e transmitindo grande confiança.
No nosso país, o 718 Cayman custa 63.291€ e a versão "S", mais potente, 81.439€.
Destaques
O novo 718 Cayman partilha com o 718 Boxster quase todos os elementos mecânicos e estruturais.
Satisfação ao volante
As alterações introduzidas ao nível do chassis, das suspensões (mais rígidas), com possibilidade de dispor em opção de suspensões activas, dos travões (mais potentes) e da direcção, herdada do 911 Turbo e 10% mais directa, garantem uma condução emocionante.
Novo sistema multimédia
O habitáculo do 718 Cayman é idêntico ao do 718 Boxster e tem poucas diferenças do modelo lançado em 2012. As novidades são as maiores dimensões do ecrã do sistema multimédia e o volante, que inclui um comando circular para seleccionar os vários modos de condução.