Notícia
Peugeot 508: Novo visual do Leão
Há um novo Peugeot 508 no mercado. Não uma nova geração na verdadeira acepção da palavra, já que essa só chegará lá para 2017
€30.735
Peugeot 508, 4 portas, 1.6 e-HDi 115cv, Acces (entrada de gama)
Motor: 4 cilindros em linha, 8 válvulas, gasóleo, injecção directa, turbo. intercooler start/stop
Cilindrada: 1.560cc
Potência máx.: 114cv às 3.600rpm
Binário: 285Nm (1.750-2.000rpm)
Velocidade máxima: 200km/h
Aceleração 0-100km/h: 12,4s
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo urbano: 5,1 litros/100km
Consumo extra-urbano: 3,7l/100km
Consumo combinado: 4,2l/100km
Emissões CO2: 111g/km (Euro VI)
Preço variante familiar: €32.065
Há um novo Peugeot 508 no mercado. Não uma nova geração na verdadeira acepção da palavra, já que essa só chegará lá para 2017, mas um renovado 508, que passou por uma "operação cirúrgica" de maior envergadura do que é habitual em outros modelos, para manter o estatuto de topo de gama da marca do "Leão".
Com um visual mais moderno e atractivo, nova dianteira, novos interiores, motores e caixas de velocidades, o Peugeot 508, que foi lançado em 2011, quer agora, com esta cura de rejuvenescimento, voltar a seduzir os particulares mas, sobretudo, atrair as frotas das empresas, cujas vendas dominam 85 por cento do segmento.
A renovação do modelo francês abrange todas as variantes da gama, constituída pela berlina de quatro portas, a familiar SW (Sport Wagon) e a carrinha RXH com tecnologia híbrida (HYbrid4).
O que muda
Elemento estético comum a todas as versões é a inédita grelha dianteira com o "Leão", emblema da Peugeot, em posição central, uma nova identidade mais estatutária, que será também adoptada pelos futuros modelos da marca.
As alterações na dianteira contemplaram ainda o redesenho do capot, agora ligeiramente mais horizontal, e das novas ópticas que, consoante a versão, podem integrar faróis de tecnologia "full" LED (mínimos, médios e máximos). Já as luzes diurnas, também de LED, são de série em todas as versões.
Atrás, os farolins da carrinha não sofrem alteração, enquanto a berlina tem direito a luzes redesenhadas que lhe conferem uma identidade própria mais tecnológica, sobretudo quando observadas à distância.
Novas tecnologias
No habitáculo, o "interface" de multimédia foi modernizado com um ecrã táctil de 7 polegadas, semelhante ao do Peugeot 308, que permitiu suprimir uma panóplia de botões e outros comandos, e dá acesso rápido às várias funções do veículo. Possibilita ainda a visualização da imagem da câmara de visão traseira de ajuda ao estacionamento, uma novidade agora nos níveis superiores.
Há também novos materiais e revestimentos interiores de melhor qualidade percebida, e novos espaços de arrumação na consola central (porta-copos, cinzeiro amovível, compartimento com cortina e espaço de arrumação para moedas, que se tornaram possíveis com a substituição do travão manual de estacionamento pelo travão eléctrico).
De série, ou em opção, o 508 passa a oferecer outros equipamentos tecnológicos que o aproximam de um nível mais "premium". É o caso do acesso e ligação mãos-livres, assistente automático de máximos, ar condicionado automático quatro zonas, sistema de vigilância de ângulo morto e sistema de ajuda ao arranque em inclinações.
Níveis e motores
No mercado nacional, os níveis de acabamento da berlina são três -Access, Active e Allure - e apresentam diferenças de preços da ordem dos 2.150 euros na versão de entrada de gama (ver características). Custa entre os 30.735 e os 42.185 euros. Existem ainda três variantes específicas, a Hybrid4 por 40.985 euros, e a GT, com motores e equipamento mais exclusivos, por 45.585 e 49.985 euros.
A variante SW tem preços entre os 32.065 e os 43.815 euros, e as duas alternativas com o pacote GT custam 47.215 e 51.615 euros.
E, por fim, a carrinha RXH com carácter mais aventureiro RXH. Dotada de um motor Diesel de 2.0 litros de 163cv e um eléctrico de 37cv, oferece uma potência total de 200cv. Custa 45.085 euros.
Mecanicamente, para além do 1.6 e-HDI e do Hybrid4, o destaque vai igualmente para os novos Diesel 2.0 BlueHDI de 150 e 180cv, que oferecem baixos consumos e emissões (Euro VI), e para o 2.2 HDi de 204cv que equipa a versão SW GT.
Negócios em Maiorca, a convite da Peugeot Portugal